Carles Puigdemont, destituído do cargo de presidente da autonomia espanhola da Catalunha, publicou esta segunda-feira na rede social Instagram uma fotografia no interior da sede do governo, em Barcelona, com a mensagem: “Bom dia”.

O texto que acompanha a fotografia não especifica se a fotografia foi feita esta segunda-feira ou se foi captada anteriormente.

View this post on Instagram

Bon dia ????

A post shared by Carles Puigdemont???? (@carlespuigdemont) on

Frente ao Palau de la Generalitat, sede do Executivo regional, concentram-se desde muito cedo jornalistas e repórteres de imagem para testemunharem se Puigdemont – que não reconheceu a destituição do cargo na sequência da aplicação do artigo 155 da Constituição – vai ou não tentar entrar no edifício.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O parlamento regional da Catalunha aprovou na sexta-feira a independência da região, numa votação sem a presença da oposição, que abandonou a assembleia regional e deixou bandeiras espanholas nos lugares que ocupavam.

Ao mesmo tempo, em Madrid, o Senado espanhol deu autorização ao Governo para aplicar o artigo 155º. da Constituição para restituir a legalidade na região autónoma.

O executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular, apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, anunciou ao fim do dia a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

Em resposta, o presidente do governo regional destituído, Carles Puigdemont, disse não aceitar o seu afastamento e pediu aos catalães para fazerem uma “oposição democrática”, numa declaração oficial gravada previamente e transmitida em direto pelas televisões.