É mais uma das maravilhas da inteligência artificial. Há uma aplicação disponível para telemóveis da Apple que descobre como seriam as pessoas se não usassem maquilhagem. E não só: se tirou uma fotografia sem os lábios pintados, mas até gosta de se ver com batom e um toque de rímel, MakeApp também faz esse trabalho por si. Tudo com base num mecanismo em rede neural que analisa fotografias e vídeos e os edita automaticamente.

MakeApp está disponível da App Store e foi atualizada a 27 de outubro deste ano. Funciona de modo semelhante ao Instagram: pode editar as imagens com filtros, alterar a saturação das fotografias e até usar máscaras. Mas há uma funcionalidade que as redes sociais mais famosas do momento ainda não têm: tirar e pôr maquilhagem, como se estivesse num loja de produtos de cosmética em frente ao espelho. Tudo gratuitamente.

Para testar a aplicação, acabadinha de renovar, o Observador escolheu fotografias de 18 celebridades portuguesas e internacionais para saber como eram se fossem apanhadas pelas lentes sem qualquer maquilhagem nas passerelles em que desfilam. Tirámos o batom a Sara Sampaio, o lápis preto a Gisele Bündchen e o rímel a Ivanka Trump. O resultado está lá em cima, na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR