Uma modelo russa menor de idade terá morrido de septicemia — uma infeção no sistema nervoso — depois de ter trabalhado exaustivamente durante uma produção para a agência de modelos Esee, em Xangai, na China, a semana passada.

De acordo com o Telegraph, a jovem russa, de nome Vlada Dzyuba, tinha apenas 14 anos e trabalhava sem seguro médico, revelou um representante da agência. A exaustão terá causado a falência de vários órgãos vitais, segundo as declarações do cônsul russo Andrei Kulikov à agência estatal.

O Telegraph escreve ainda que a mãe de Vlada, Oksana Dzyuba, contou à televisão russa NTV que a sua filha se tinha chegado a queixar por trabalhar durante horas a fio. A mãe relatou uma das chamadas que recebeu da filha onde esta lhe dizia: “Estou cansada, trabalhei 13 horas, estou tão cansada e só quero dormir”, conta Oksana.

Segundo a agência, a jovem começou a trabalhar numa produção às 8h00 de terça-feira, 24 de outubro, terminando depois das 17h00. Nessa noite ela terá começado a “vomitar” e “sentir tonturas” e foi depois ao hospital no dia seguinte. Viria a morrer a 27 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O responsável por ter levado a modelo até à China publicou no dia 25 uma fotografia de uma produção de Vlada, na rede social russa VK.

Fonte: VK

Uma outra modelo contou ao mesmo jornal que a indústria da moda na China estava apenas “focada em fazer dinheiro” à custa da saúde das raparigas. Helga Gelfrikh, de 19 anos, refere que por vezes o corpo e a mente não aguentam a carga de trabalho a que são sujeitos e que terá sido que fez com que Vlada não aguentasse.

A China concordou em devolver o corpo da jovem ao território russo. A autópsia só deverá acontecer quando a mãe de Vlada chegar à China.