Diz-se que o Steve Jobs nunca foi homem de ligar muito a automóveis, se bem que tenha adquirido um Mercedes SL e, mais tarde, um BMW Z8 – este último, uma aquisição a conselho do seu amigo Larry Ellison, com o CEO da Oracle a defender perante o fundador da Apple que o Z8 era, à época, o expoente máximo da engenharia automóvel.

Produzido entre 1999 e 2003, o BMW Z8 acabou por conquistar o seu lugar entre os roadsters graças, em grande parte, ao estilo meio rétro do seu design, com a assinatura de Henrik Fisker. O modelo, que já à nascença se impunha como “clássico”, tem vindo a tornar-se cada vez mais valorizado. Em cada leilão onde entra, o valor das licitações sobe. De tal maneira que o roadster germânico já é encarado por muitos coleccionadores como uma espécie de Santo Graal.

Tudo indica que um novo recorde, para este modelo, pode vir a ser estabelecido já no próximo dia 6 de Dezembro, a data em que a RM Sotheby’s levará à praça em Nova Iorque o Z8 de Steve Jobs.

O automóvel em questão foi adquirido pelo falecido visionário da Apple a 6 de Outubro de 2000 e permaneceu nas suas mãos até 2003, devidamente identificado com uma matrícula esclarecedora: “JOBS Z8″. Marca apenas 24.462 km e teve, entretanto, mais três proprietários. Ou melhor dois, já que o segundo, um condutor residente em Los Angeles, arrependeu-se tanto de ter vendido o carro que o voltou a comprar em 2006…

A leiloeira estima que o Z8 de Jobs, com um uso “moderado” e revisões e manutenção documentadas, venha a ser arrematado por uma quantia algures entre os 300 mil e 400 mil dólares (entre cerca de 258 mil e 344 mil euros).

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