Modelo mais hardcore na oferta da marca do Cavallino Rampante, concebido apenas para utilização em pista, o Ferrari FXX K acaba de receber a sua mais recente actualização: basicamente, um novo pack aerodinâmico, denominado Evoluzione, ou Evo. Mas este pacote, além de passar a integrar uma nova “série de unidades extremamente limitada”, vai estar disponível para adaptação nas 40 unidades do FXX K “standard” já com dono.

Dando seguimento a uma prática que levou já à apresentação de versões especiais (especialíssimas) como o FXX Evo ou o 599 XX Evo, esta nova evolução do FXX K é descrita pelo próprio fabricante como “um carro de laboratório”, para o qual foi concebido todo um pacote aerodinâmico, no qual se destaca uma asa traseira de perfil duplo, com duas barbatanas laterais e uma terceira em posição central. Opção que, a par de outras alterações exteriores, é o resultado, segundo o fabricante, de mais de um ano de simulações computacionais de dinâmica de fluídos, como forma de garantir ao superdesportivo uma downforce semelhante à dos carros que participam nos campeonatos de GT3 e GTE.

Graças a estas soluções, o FXX K viu aumentadas as forças descendentes em cerca de 23% face ao modelo sem este pack, e em cerca de 75% comparativamente ao LaFerrari habilitado para andar nas estradas dos nossos dias. Para se ter uma ideia, a 200 km/h, o FXX K consegue gerar 640 kg de downforce, chegando mesmo aos 830 kg quando à velocidade máxima.

Para atingir tais números, este Ferrari teve de sofrer alterações na parte de baixo da carroçaria, nos pára-choques dianteiro e traseiro, assim como na suspensão. O que não implicou qualquer aumento de peso. Pelo contrário, o fabricante de Maranello diz que o FXX K consegue ser, com o pack Evo, mais leve que a versão sem kit. Isto embora a marca não revele qual a diferença para os 1.165 kg que pesa o carro “standard”.

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FXX K. Cuidado, este Ferrari dá choque

Já no interior, o Evo surge com um novo volante inspirado na Fórmula 1, tal como as patilhas da caixa de velocidades e os comandos do sistema KERS, ao mesmo tempo que o ecrã à direita do condutor, que serve para exibir imagens da traseira, foi substituído por um maior, de 6,5” – medida que os responsáveis da marca decidiram aplicar também ao monitor do sistema de telemetria.

O sistema de propulsão não foi mexido, continuando a ser o mesmo V12 a gasolina, a debitar 860 cv às 9.200 rpm e 750 Nm de binário máximo às 6.500 rpm. E que, conjugado com um sistema eléctrico a garantir mais 190 cv, anuncia, como valores totais, 1.050 cv de potência e 900 Nm de binário.

A encaminhar todo este ‘poder de fogo’ para as rodas, surge uma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades importada da F1, à qual se junta um sistema de travagem Brembo com discos em carbocerâmica, (mal) escondidos por detrás de jantes de 19” (à frente) e 20” (atrás), equipadas com pneus Pirelli PZero. Sendo que, como suspensão, a opção é por uma solução de duplo braço triangular à frente e do tipo multilink atrás.

Se está já a pensar em adquirir uma das poucas unidades que a Ferrari tem previsto produzir deste novo FXX K Evo, o melhor mesmo é utilizar todo o seu engenho, para conseguir estar entre os eleitos. Os quais têm desde já garantida a realização, na época 2018/2019, do programa XX da Ferrari, o qual permitirá aos donos destas máquinas desfrutarem do seu superdesportivo num total de nove pistas. Momentos após os quais terão, no entanto, de despedir-se do seu automóvel, até à oportunidade seguinte, já que este regressa sempre e invariavelmente, às instalações da marca de Maranello…