Imigração Ilegal

Sírios em fuga encontrados na Gare do Oriente

295

Os dois tripulantes sírios que fugiram de um navio atracado no porto de Setúbal foram encontrados pelo SEF na Gare do Oriente. Tinham uma mochila às costas e um documento para assuntos administrativos

http://www.portosdeportugal.pt/image/journal/article?img_id=63722&t=1463102191603

Os dois sírios que fugiram do navio de carga Nagham, que estava atracado no porto de Setúbal vindo de Marrocos, foram encontrados pelos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no Gare do Oriente. Os dois tripulantes fugiram esta manhã. Na última vez que tinham sido vistos, às sete da manhã, estavam com mochilas às costas e na posse de um cartão amarelo que lhes permitiria tratar de assuntos administrativos ou logísticos,

Segundo um comunicado enviado ao Observador pelo SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras), a fuga dos dois sírios foi “partilhada informação na Unidade de Coordenação Antiterrorismo e foi difundida informação para todos os postos de fronteira a nível nacional, incluindo Centros de Cooperação Policial e Aduaneira – Portugal/Espanha” relativamente à fuga dos dois homens.

A identidade dos dois homens já era conhecida. Walid Jenad, de 20 anos, e Bashar Helly, de 22, têm autorização do SEF para “tratar de assuntos logísticos, como ir ao banco” dentro do porto e nos espaço em redor. Esta licença, concedida pelo SEF, é dada aos tripulantes dos navios que chegam ao porto de Setúbal e é apelidada de “yellow card” (carta amarela), explicou ao Observador, o comandante Nicholson Lavrador, da Capitania do Porto Setúbal.

No entanto, esta “não é de todo uma situação normal” acrescenta o responsável do comando marítimo de Setúbal, porque “nem a autoridade, nem o comandante do navio” tiveram conhecimento de que os homens iam sair da embarcação. Apesar disso, o comandante afirmou que não é certo que os dois homens tenham fugido. Neste momento o paradeiro dos sírios é dado como “incerto”.

Um segurança do terminal portuário, que avistou os homens, tê-los-á chamado ao vê-los. Em reação, os indivíduos começaram a correr em direção ao exterior, contou o segurança às autoridades. O alerta para o 112 foi dado de seguida, estando a Polícia Marítima, a Polícia Judiciária, a PSP e a GNR no terreno e o SEF a acompanhar a situação. Foram encontrados no final desta tarde. Segundo o SEF, o navio com bandeira do Panamá chegou a Portugal com 18 tripulantes a bordo. E está previsto partir daqui a dois dias.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)