Começar este texto com a expressão “depois do sucesso da primeira edição” não é um mero recurso ao cliché. O Organii Eco Market regressa este fim de semana à Lx Factory, em Lisboa (a partir de sexta e até domingo), e à segunda teve mesmo de aumentar o espaço. à Fábrica XL juntou a L, não vá a enchente ser ainda maior do que a do ano passado, quando 10 000 pessoas surpreenderam as organizadoras Cátia e Rita Curica, donas da loja Organii. “Ao longo destes anos, fomos conhecendo muitos produtores portugueses que nos encantavam com o que estavam a fazer. Percebemos que valia a pena investir, ter mais edições e fazer do mercado um ponto de encontro. Nesta segunda edição, tínhamos de melhorar e de ter mais coisas”, afirma Cátia.

Dito e feito. Além de muito mais espaço, o número de marcas subiu para 75. São pequenos negócios, artesãos e produtores, muitos deles sem capacidade de garantir stocks para uma presença permanente numa loja. Chegam de todos os pontos do país para três dias de compras conscientes em Lisboa. Decoração, vestuário, acessórios de moda para homens, mulheres e miúdos, brinquedos e até produtos alimentares — mais do que uma antecipação das compras natalícias, as organizadoras querem que o Organii Eco Market seja uma plataforma para um estilo e vida sustentável. Preocupação ambiental e responsabilidade social andam de mãos dadas e estão a deixar de ser questões de nicho. “As pessoas ganharam uma sensibilidade e uma consciência diferentes. Preocupam-se cada vez mais com a questão do fair trade, com os cuidados ambientais, o tipo de fibras utilizadas na indústria têxtil, as tintas. Antigamente sim, era um nicho, as pessoas nunca tinham ouvido falar e tinham curiosidade. Agora já conhecem, querem saber mais e integrar-se nestes hábitos”, completa Cátia.

A moda para os miúdos não fica de fora. A Bamboo & Love foi uma das marcas selecionadas © Divulgação

Para ajudar na consciencialização, o mercado aposta também na programação, a começar pelas palestras. Da cozinha macrobiótica à cosmética natural, do reiki às medicinas alternativas, há sempre conversas onde os visitantes podem e devem intrometer-se. Mais olhos que barriga? Os showcookings são perfeitos para isso. Ocupam grande parte dos dias de sábado e domingo e vão aos temas mais rebuscados da culinária: queijos vegan, iogurtes vegetais, probióticos e óleos essenciais. Pelo meio, ainda há uns quantos workshops — de serigrafia, cerâmica, marcenaria e macramé –, dos que são reservados a adultos e dos que só fazem sentido em família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem for única e exclusivamente com o propósito de fazer compras, também não fica nada mal. Boa Safra, Cordame, Ghome, Margarida Fabrica e Jinja são só uma amostra das marcas com o foco na decoração. Enquanto isso, Mazurca, Bamboo & Love, Maria Descalça, Nae e Joplins reclamam espaço para a moda, juntamente com A Montra, uma plataforma que agrega vários negócios sustentáveis. O Organii Eco Market tem uma zona só para os mais pequenos. Vão poder pintar murais (ou não estivessem na Lx Factory), assistir a projeções e ainda fazer as tão cobiçadas pinturas faciais, só que com tintas biológicas.

O atelier de cerâmica Margarida Fabrica fica na Lx Factory, mas as peças saem à rua para mais uma edição do mercado © Divulgação

O jantar de sexta-feira é uma das estrelas do programa. Está marcado para as 21h e o tema é “desperdício zero”. O objetivo é mostrar aos convivas que dentro da cozinha tudo se aproveita, das cascas às águas da cozedura. Joana Limão vai estar a comandar as operações e ainda a participa na tertúlia marcada para a hora da digestão. Juntam-se ao painel Cátia Curica, Joana Tadeu, Eunice Maia, Bárbara Leão e Ana Ferreira, todas elas responsáveis por projetos de sustentabilidade ambiental e social. Para marcar presença é preciso reservar lugar. O jantar tem um custo de 30€ por pessoa, o mesmo preço a que fica o “bio brunch” de domingo, com a mesma anfitriã, às 10h30.

O quê? Organii Eco Market
Quando? Dia 3 de novembro, das 19h às 23h, dias 4 de novembro, das 11h às 19h, e dia 5 de novembro, das 10h30 às 19h
Onde? Lx Factory, Rua Rodrigues Faria, 103, Alcântara (Lisboa)
Quanto? Entrada livre