Comercializado no Japão com o nome de Mirage, mas mais conhecido na Europa com a denominação de Space Star e, em alguns mercados, Colt, o modelo de entrada na gama do fabricante nipónico Mitsubishi pode vir a ser, afinal, o primeiro da marca dos três diamantes a beneficiar do know-how da Aliança Renault-Nissan, que agora a controla.

Ao que parece, a futura geração do pequeno utilitário poderá ter por base a mesma plataforma do próximo Clio, bem como as respectivas mecânicas. Isto, além de poder vir a contar igualmente com uma variante eléctrica e plug-in.

Gama vai crescer com 11 novos modelos

De momento, a Mitsubishi saboreia ainda o momento do anúncio de um novo plano de crescimento para o futuro, denominado “Drive to Growth”, e que passa, entre outros aspectos, pelo lançamento de 11 novos modelos, a maior parte direccionada para o mercado dos SUV. Mas tudo indica que o Space Star seja o modelo que iniciará uma nova era na marca dos três diamantes, que já não possui um utilitário competitivo há muitos anos. E, por assim dizer, também anda afastada de um bom e actual modelo no segmento C, com as dimensões do Golf ou do Mégane, há demasiado tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas a hipótese de conceber um utilitário à altura dos concorrentes, recorrendo como base à plataforma de um verdadeiro best-seller, como o Clio, cuja próxima geração deverá chegar algures durante o próximo ano, vai certamente permitir à Mitsubishi competir de forma mais agressiva neste importante segmento do mercado europeu, um pouco à semelhança do que aconteceu com a Nissan e o seu novo Micra.

Com esta decisão, a marca japonesa não vai apenas ter acesso a um utilitário competitivo, como ainda o irá conseguir sem ter de suportar os custos inerentes ao desenvolvimento de uma nova base rolante, tanto mais importante quanto está destinada a um modelo do segmento B, ou utilitário, em que as margens de lucro são mínimas.

O mesmo deverá acontecer quanto aos motores, com o futuro Space Star a aproveitar, igualmente e entre outros, o bloco 0,9 TCe concebido pelos franceses, já utilizado em modelos Renault, Nissan e Dacia, assim como dos novos Smart Fortwo e Forfour.

Eléctrico também a caminho

No entanto, as novidades quanto ao Mitsubishi Space Star não deverão ficar por aqui, pois a caminho estará igualmente uma variante 100% eléctrica do pequeno utilitário. Ainda que, à partida, disponível apenas lá mais para a frente.

Segundo as últimas indicações, esta última versão não deverá surgir antes do final da década, usufruindo do facto da futura plataforma do Clio ter sido concebida para acolher à partida versões híbridas plug-in e 100% eléctricas.