Portugal e Moçambique assinam esta segunda-feira, em Maputo, um novo programa estratégico de cooperação, durante a visita de três dias da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros portuguesa, Teresa Ribeiro, à capital moçambicana. O novo programa será orientado para a “agenda do desenvolvimento sustentável” definida pelas Nações Unidas, anunciou a governante.

O acordo, cujo valor ainda não foi divulgado, terá uma vigência de cinco anos (2017-2021) e inclui as áreas tradicionais da cooperação portuguesa, como a capacitação institucional, educação, formação ou saúde. A assinatura vai decorrer num encontro com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação moçambicana, Nyeleti Mondlane, com quem Teresa Ribeiro deverá fazer um ponto de situação sobre as relações bilaterais.

O programa da visita inclui igualmente audiências com o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, com outros membros do Governo, com a presidente da Assembleia da República de Moçambique e com dirigentes das bancadas parlamentares da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Durante a passagem pelo país lusófono, a secretária de Estado vai encontrar-se com elementos da Cooperação Técnico-Militar, visitar a Escola Portuguesa de Maputo, bem como outros projetos apoiados pela Cooperação Portuguesa.

Teresa Ribeiro vai ainda participar na apresentação do livro “Ponta Gea”, do escritor João Paulo Borges Coelho, que terá lugar na terça-feira, no Centro Cultural Português (CCP).

As empresas petrolíferas Galp e Eni organizam na quarta-feira, no CCP, um evento de apresentação das oportunidades de negócios, relacionadas com a exploração do gás natural no norte do país, em que participa também Teresa Ribeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR