Relações Internacionais

Portugal e Moçambique assinam novo programa estratégico de cooperação

147

Portugal e Moçambique assinam esta segunda-feira um novo programa estratégico de cooperação. O acordo tem uma vigência de cinco anos a inclui educação, formação e saúde.

Teresa Ribeiro, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, está em visita oficial a Moçambique durante três dias

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Portugal e Moçambique assinam esta segunda-feira, em Maputo, um novo programa estratégico de cooperação, durante a visita de três dias da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros portuguesa, Teresa Ribeiro, à capital moçambicana. O novo programa será orientado para a “agenda do desenvolvimento sustentável” definida pelas Nações Unidas, anunciou a governante.

O acordo, cujo valor ainda não foi divulgado, terá uma vigência de cinco anos (2017-2021) e inclui as áreas tradicionais da cooperação portuguesa, como a capacitação institucional, educação, formação ou saúde. A assinatura vai decorrer num encontro com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação moçambicana, Nyeleti Mondlane, com quem Teresa Ribeiro deverá fazer um ponto de situação sobre as relações bilaterais.

O programa da visita inclui igualmente audiências com o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, com outros membros do Governo, com a presidente da Assembleia da República de Moçambique e com dirigentes das bancadas parlamentares da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Durante a passagem pelo país lusófono, a secretária de Estado vai encontrar-se com elementos da Cooperação Técnico-Militar, visitar a Escola Portuguesa de Maputo, bem como outros projetos apoiados pela Cooperação Portuguesa.

Teresa Ribeiro vai ainda participar na apresentação do livro “Ponta Gea”, do escritor João Paulo Borges Coelho, que terá lugar na terça-feira, no Centro Cultural Português (CCP).

As empresas petrolíferas Galp e Eni organizam na quarta-feira, no CCP, um evento de apresentação das oportunidades de negócios, relacionadas com a exploração do gás natural no norte do país, em que participa também Teresa Ribeiro.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Mundo

Este mundo não é para liberais /premium

Diana Soller

Voltámos a um mundo de competição entre grandes potências, sem que se tenham sentado a negociar um novo sistema normativo, mas como resultado da convergência à procura da maior preponderância.

Eleições Europeias

Querida Europa...

Inês Pina

Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…

Educação

Aprendizagem combinada: o futuro do ensino

Patrick Götz

Só integrando a tecnologia na escola se pode dar resposta às necessidades do futuro, no qual os futuros trabalhadores, mesmo que não trabalhando na indústria tecnológica, terão de possuir conhecimento

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)