O atirador que matou 26 pessoas numa igreja Batista em Sutherland Springs, no Texas, foi identificado como sendo Devin Patrick Kelley, um homem de 26 anos que em tempos pertenceu à Força Aérea norte-americana. Os motivos que o levaram a protagonizar o maior tiroteio da história do Texas são, para já, desconhecidos. Depois do massacre, morreu dentro do próprio carro na sequência de um disparo.

Segundo o jornal texano San-Antonio Express News, o atirador vivia numa zona rural de New Braunfels, uma cidade com cerca de 70 mil habitantes e a menos de 60 quilómetros da igreja Batista de Sutherland Springs. De acordo com uma fonte policial citada por aquele jornal, o atirador não era frequentador daquela igreja, mas tinha “ligações” àquele tipo de culto através de membros da sua família.

Homem abre fogo em igreja no Texas e faz pelo menos 26 mortos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A arma que utilizou para matar 26 pessoas era uma Ruger AR-556, uma arma automática com capacidade para carregadores de 30 balas, inspirada na M-16, uma arma do tipo militar. No site oficial da Ruger, a arma está à venda por 799 dólares (o equivalente a 688 euros). Ao contrário da M-16, a Ruger AR-556 não permite ao seu utilizador disparar rajadas, sendo necessário premir o gatilho a cada disparo. Porém, esta é uma arma que pode ser modificada.

De acordo com o San-Antonio Express News, que cita uma fonte das autoridades do Texas, Devin Patrick Kelley comprou a arma usada no massacre na loja Academy Sports & Outdoors em San Antonio, no Texas. Segundo a declaração que preencheu quando comprou a arma, disse que não tinha nenhum historial com crime que poderia impedi-lo de ter uma arma.

No Texas, tinha multas de trânsito. No Novo México, foi condenado por violência doméstica

A relação do atirador com as autoridades texanas não deixava descortinar o risco de que um dia poderia vir a matar 26 pessoas a sangue frio, quando menos esperavam. No condado de Comal, onde se insere New Braunfels, Devin Patrick Kelly tinha apenas algumas multas de condução nos últimos anos.

Porém, as autoridades do estado vizinho do Novo México, e o sistema de justiça interno da Força Aérea, já o tinham identificado como uma pessoa violenta. Devin Patrick Kelley pertenceu à Força Aérea norte-americana entre 2010 e 2014 e chegou a estar destacado na base área de Holloman, em Alamogordo, no New Mexico. Segundo uma porta-voz da Força Aérea, Ann Stefanek, o atirador foi condenado a um ano de prisão num caso de violência doméstica em 2012. O tribunal marcial que o julgou apurou que a sua ex-mulher e filho eram vítimas de violência doméstica.

Depois de servir pena de prisão, Devin Patrick Kelley foi exonerado por má conduta da Força Aérea, em 2014. Ainda interpôs recurso, mas este não teve efeito.

Devin Patrick Kelley era portador de uma licença para trabalhar como segurança no Texas e trabalhava Schlitterbahn Waterpark and Resort, um complexo turístico dotado de um parque aquático, em New Braunfels.

Ao fazer 26 vítimas mortais, o atirador foi o responsável pelo maior tiroteio na história do Texas e o quinto maior dos EUA. O maior foi também o mais recente, quando a 1 de outubro foram mortas 58 pessoas em Las Vegas, durante um concerto ao ar livre.