Nunca tinham morrido tantas pessoas numa igreja na história dos Estados Unidos. Este domingo, durante a celebração semanal na igreja Batista de Sutherland Springs, no Texas, Devin Patrick Kelley abriu fogo e matou pelo menos 26 pessoas.

Homem abre fogo em igreja no Texas e faz pelo menos 26 mortos

Apesar de ser apenas uma pequena comunidade no gigante estado do Texas, a igreja de Sutherland Springs era muito ativa nas redes sociais. Tinha página de Facebook, site oficial e até uma conta de Youtube, onde partilhava os vídeos de todas os cultos de domingo. Desde há três anos que aquela igreja publicava, sem falhar, as celebrações – um tanto ou quanto originais – que ali aconteciam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vídeo mais recente, com a data de 29 de outubro, mostra motas no altar e várias guitarras elétricas. O tema do culto foi “tu não precisas de rodinhas, tu precisas de Cristo!”. Em publicações mais antigas, vemos que as temáticas tratadas nas celebrações iam desde a dependência dos telemóveis até à necessidade de contratar um bruxo ou um espírito.

As celebrações na igreja de Sutherland Springs tinha uma forte componente musical e é notório que grande parte da evangelização feita naquele local era através da música. No seu site oficial, podemos ler que “a música é uma ótima maneira de louvar o Senhor. Quer toques um instrumento, batas palmas, cantes, ou só rezes durante uma canção, isso pode abrir o coração de alguém, a sua mente, a sua alma, à presença do Senhor.” Em todos os vídeos é possível ver que a idade das pessoas presentes nos cultos era bastante díspar, o que confirma os relatos da polícia de que as vítimas mortais têm entre 5 e 72 anos. Uma dessas vítimas já foi confirmada como sendo Annabelle Renee Pomeroy, de 14 anos, a filha do pastor da igreja.

A polícia norte-americana ainda não confirmou se a celebração deste domingo, onde morreram 26 pessoas, estava a ser gravada.

Na página de Facebook, a igreja Batista partilhava ativamente todos os eventos que organizava e publicava as fotografias, sempre com várias crianças. O último parece ter sido um Festival de Outono, em que muitas crianças aparecem mascaradas.

Posted by First Baptist Church of Sutherland Springs, Texas on Tuesday, October 31, 2017