Audi

Emissões. Audi admite chamar 5.000 A8 às oficinas

A Audi pode vir a chamar às oficinas 5.000 unidades do A8 produzidas entre 2013 e 2017, devido a emissões excessivas de NOx. Neste momento, tudo depende das autoridades alemãs que analisam o tema.

Segundo a Audi, 3.660 das unidades afectadas estão registadas na Alemanha

Abdruck fuer Pressezwecke honorarfrei

Envolvida no escândalo da manipulação das emissões conhecido como Dieselgate, a Audi tem vindo a procurar livrar-se deste estigma, nomeadamente através de uma verificação, ao longo dos últimos 12 meses, de todos os seus motores a gasóleo. Sendo que a marca dos quatro anéis vem agora admitir a possibilidade de chamar às oficinas 4.997 unidades do modelo A8, equipadas com o turbodiesel V8 4,2 litros, devido a uma possível emissão excessiva de gases de óxidos de azoto (NOx).

A convocatória, que deverá abranger unidades produzidas entre Setembro de 2013 e Agosto de 2017, está dependente das conclusões a que chegarem as autoridades alemãs que estão a analisar o caso. Com um porta-voz da Audi a explicar, em declarações ao Automotive News Europe, que a Autoridade Federal de Transportes Motorizados da Alemanha procura uma possível manipulação ilegal das emissões.

Caso as suspeitas se confirmem, o fabricante de Ingolstadt promete resolver o problema com uma actualização de software, a qual deverá estar disponível ainda durante o primeiro trimestre de 2018.

“Entre outros efeitos, a actualização deverá garantir que, especialmente após os arranques a frio, o motor seja capaz de atingir mais rapidamente as condições óptimas para operar, nomeadamente em termos de tratamento de gases de escape, melhorando assim o nível de emissões quando em condições reais de condução”, esclarece a Audi, em comunicado. Acrescentando que “os testes que vierem a ser realizados ajudarão a garantir que o software não trará quaisquer desvantagens para os clientes, tanto em termos de consumos, como de performance”.

Ainda segundo a marca dos quatro anéis, 3.660 das unidades afectadas estão registadas na Alemanha.

Recorde-se que, ainda em Julho deste ano, a Audi anunciava a intenção de promover um recall de mais de 850 mil carros com motores diesel, de seis e oito cilindros, para actualização do software. Serviço que, aliás, o Grupo Volkswagen propôs igualmente às marcas Porsche e Volkswagen, para aplicação nos modelos com motores diesel Euro 5 e Euro 6.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)