A diretora executiva do Conselho de Supervisão e Administração Financeira de Porto Rico afirmou esta quarta-feira que a ilha necessidade de uma ajuda “sem precedentes” da administração Trump e do Congresso para recuperar da devastação causada pelo furacão Maria.

Natalie Jaresko afirmou ao Congresso norte-americano que Porto Rico necessita de fundos de emergência “numa escala sem precedentes”, para recuperar as habitações, a rede elétrica e a água.

Apesar de algumas melhorias, cerca de 60% da ilha continua sem eletricidade, milhares de pessoas ainda estão em abrigos e imensas casas não têm telhados, disse Natalie Jaresko.

“Sem uma ajuda sem precedentes do governo dos Estados Unidos, a recuperação que planeámos vai falhar”, disse, acrescentando que são necessários 21 mil milhões de dólares (cerca de 19 mil milhões de euros) nos próximos dois anos para assegurar as funções básicas do governo, como a polícia, bombeiros ou professores.

As autoridades de Porto Rico estimam que a ilha sofreu danos entre os 45 e os 95 mil milhões de dólares com o furacão Maria em setembro, que destruiu a rede elétrica e outras infraestruturas, com o Congresso a aprovar, até ao momento, cerca de 5 mil milhões de dólares para a ajuda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR