Há não tanto tempo quanto isso um segmento pouco mais que “cinzento”, em que todos os modelos eram basicamente iguais. Mas o universo das autocaravanas tem vindo a sofrer profundas transformações, admitindo já propostas alucinantes, como é o caso da EarthRoamer XV-HV. Alguns até já a chamam “a rainha das autocaravanas”, ou não fosse este veículo o mais radical e impressionante (louco, até), entre as propostas do género. E, também por isso, custa tanto, por exemplo, quanto o novo Hennessey Venom F5…

Venom F5. Hennessey destrona Koenigsegg e Bugatti

Construída em cima da plataforma utilizada pela mais impressionante das pick-ups que a Ford comercializa nos EUA, a F-150, a EarthRoamer XV-HV não se limita a exibir um aspecto exterior imponente e até radical. Neste caso, fruto não apenas de um comprimento que pode atingir os 10,67 metros, mas também das várias soluções que a tornam especialmente apta para todo o tipo de fora de estrada. Como sejam os enormes pneus todo-o-terreno, o sistema de tração 4×4 melhorado ou as suspensões pneumáticas e hidráulicas que procuram colocá-la a salvo de quaisquer obstáculos mais complicados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A compensar a rudeza do exterior, um interior de verdadeiro luxo. O qual, além de acolher até seis pessoas, pode ser personalizado ao gosto de cada cliente.

No caso da unidade agora apresentada, a diferenciação foi feita através de uma cozinha totalmente equipada com electrodomésticos de tamanho standard, revestimentos em granito e aço inoxidável, todos com os bancos em pele e revestimentos em madeira tratada.

A garantir autonomia a este “palácio” sobre rodas, um conjunto de painéis solares de 2,1 kW, baterias com capacidade de 20 KWh, além de um depósito de água potável de 946 litros. A que se juntam dois depósitos para águas residuais e de esgoto, de 473 litros cada.

Enorme e pesado, este “monstro” do asfalto recorre a um turbodiesel Ford V8 de 6,7 litros, com 330 cv de potência, associado a uma caixa automática de seis velocidades. Pormenores como prestações ou consumos não foram revelados, mas parece certo que à EarthRoamer XV-HV não faltará força suficiente para passar, praticamente, por cima de tudo!

O que, no entanto, não será possível ultrapassar é o preço: com tantos e tão grandes atributos, esta EarthRoamer XV-HV tem também um preço de dimensões consideráveis – mais concretamente, 1,5 milhões de dólares, ou seja, quase 1,3 milhões de euros.