O Governo aprovou esta quinta-feira o serviço “Matrícula na hora”, através do qual se simplifica e agiliza este processo, medida que na fase de implementação será só para veículos importados e depois estendida aos carros comprados em Portugal.

Na reunião do Conselho de Ministros de quinta-feira, o Governo decidiu alterar o regulamento da atribuição de matrículas dos veículos, transpondo uma diretiva europeia, aprovando um decreto-lei que cria o serviço “Matrícula na hora”.

“Passará a ser possível a obtenção imediata de matrícula e do certificado de matrícula – desde logo e no início para os veículos importados – evitando a deslocação que atualmente acontece a diferentes entidades públicas, constituindo um primeiro passo para a concretização de uma medida inserida no plano Simplex de 2017”, explicou aos jornalistas a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

De acordo com a governante, “a primeira fase da implementação desta medida será para os carros importados”, sendo depois “estendida para os casos de veículos adquiridos no território nacional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quando importa um carro tem que tratar do registo em Portugal, vulgo documento único automóvel, tem que tratar da matrícula e tudo isto se fazia em diferentes pontos com diferentes interações com a administração pública. Estamos agora a concentrar num só ponto e a agilizar o procedimento, a encurtar o tempo de solução”, detalhou.

De acordo com Maria Manuel Leitão Marques, trata-se de “redução de burocracia e diminuição de tempos de espera”, não havendo alterações nos preços destes procedimentos.

No comunicado do Conselho de Ministros pode ler-se que a diretiva europeia “veio proceder à harmonização, a nível europeu, da possibilidade de suspender a autorização de utilização de um veículo durante um período determinado, nos casos em que a sua circulação na via pública possa constituir um risco”.

“Institui, ainda, um conjunto de requisitos a cumprir no registo nacional de matrículas, designadamente a inclusão não só das características dos veículos, mas também das inspeções realizadas”, refere o comunicado.