Nos últimos anos, alguns restauros fizeram notícia. Mas, na grande maioria dos casos, não pelos melhores motivos. Este caso é uma exceção à regra. Antigamente, os grandes pintores aplicavam verniz nas suas obras para as conservar no tempo. Ora, o mesmo tempo veio provar que essa técnica é totalmente errada: a longo prazo, o verniz danifica as pinturas, deixa-as com um tom amarelado e desvirtua completamente a obra original do pintor.
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A evolução das técnicas de restauro trouxe uma maneira de retirar o verniz acumulado e deixar as pinturas exatamente como elas foram originalmente criadas. O historiador britânico Philip Mould partilhou no Twitter vários vídeos – que se tornaram virais – onde é possível ver o incrível restauro de um quadro de 1618. Os tweets tiveram um destaque ainda maior porque o historiador é presença regular no programa “Fake or Fortune?”, da BBC.
As imagens, que tiveram mais de 92 mil retweets, mostram Mould a aplicar uma solução que dissolve o verniz acumulado e recupera detalhes da pintura que estavam completamente escondidos.
In response to those wanting sight of the uncleaned image of the #womaninred. All we know is she is 36 and it was painted 1618 (inscription) pic.twitter.com/3k8GYxvyJK
— Philip Mould (@philipmould) November 7, 2017
https://twitter.com/philipmould/status/927542755500359680
Small area of her astonishingly elaborate dress revealed. We dont know identity yet but certain iconographic clues are staring to emerge…. pic.twitter.com/2p1VqN79na
— Philip Mould (@philipmould) November 6, 2017