Um procurador do Ministério Público e inspetores da Judiciária foram esta quinta-feira às instalações da Direção-Geral de Saúde (DGS), no quadro da investigação aberto na sequência do surto da Legionella no Hospital São Francisco Xavier. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias.

Ao Observador, o Ministério Público confirmou que esteve no local: “O que se confirma é a realização de uma reunião de trabalho na Direção-Geral de Saúde”. Contactada pelo Observador, a Direção-Geral de Saúde não comenta.

O Ministério Público anunciou a abertura de inquérito ao surto de Legionella com ligação ao Hospital São Francisco Xavier, na passada terça-feira, numa altura em que a bactéria já tinha provocado dois mortos e infetado 35 pessoas. Também nesse dia ordenou a realização de autópsias, quando já os corpos tinham sido entregues às famílias e os velórios estavam a decorrer. A decisão obrigou à interrupção dos velórios por parte de elementos da PSP que levaram os dois corpos até ao Instituto de Medicina Legal. As autópsias foram concluídas às 13h00 de quarta-feira.

O surto já infetou, pelo menos, 41 pessoas, cinco dos quais estão internados nos cuidados intensivos, segundo os últimos números avançados, e provocou dois mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR