O Presidente angolano, João Lourenço, deverá deslocar-se, em visita oficial, à África do Sul ainda este mês, para o reforço da cooperação entre os dois países.

Para o efeito, o ministro das Relações Exteriores angolano, Manuel Augusto, realiza uma visita de dois dias àquele país, com o qual Angola mantém uma parceria estratégica.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Angola a que agência Lusa teve acesso refere que Manuel Augusto reuniu esta quinta-feira com a sua homóloga sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, tendo analisado questões atinentes ao reforço da cooperação bilateral, sobretudo o que se refere à diplomacia política, económica e comercial.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, a ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, citada pela agência noticiosa angolana, Angop, referiu que o reforço da cooperação nos setores bancário, serviços veterinários, ensino superior, supressão de vistos em passaporte ordinários constam do programa de visita a cumprir por João Lourenço, na terceira semana deste mês.

Por sua vez, Manuel Augusto salientou que analisou com a sua homóloga os instrumentos legais relacionados com a cooperação entre os dois países, que estão em condições de serem assinados nesta que será a primeira visita de Estado de João Lourenço.

“Os instrumentos que nós precisamos para tornar isso uma realidade estão discutidos e agora precisamos mobilizar os operadores para implementarem os projetos, com o apoio institucional do Estado”, disse Manuel Augusto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta semana, o embaixador da África do Sul em Angola, Faninie Mfana Phacola, anunciou a supressão de vistos em passaportes ordinários entre os dois países, que poderá entrar em vigor a partir da primeira quinzena de dezembro.

Em julho passado, os dois países, Estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento de Países da África Austral, realizaram, em Luanda, a IV sessão da Comissão de Cooperação Bilateral, para o balanço dos acordos e memorandos assinados na reunião, realizada em outubro de 2013, quando foram estudados os mecanismos para o impulsionamento das relações bilaterais e cooperação estratégica.

Neste encontro, os dois países abordaram assuntos ligados ao petróleo, agricultura, hotelaria e turismo, pescas, transportes, ambiente, telecomunicações e tecnologias de informação, finanças, educação, juventude e desporto, ciência e tecnologia, promoção da mulher, justiça e direitos humanos, comércio, indústria, energia e águas, geologia e minas, urbanismo e habitação, antigos combatentes e relações exteriores.