O tenente-general Mourato Nunes toma posse esta quinta-feira como presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), numa cerimónia que vai decorrer no Ministério da Administração Interna. O Governo indigitou o antigo comandante-geral da GNR Mourato Nunes para presidente da ANPC, na sequência da saída do antecessor, tendo a Comissão Nacional de Proteção Civil emitido, na segunda-feira, um parecer favorável por unanimidade à sua nomeação.

Licenciado em Ciências Militares e Engenharia Geográfica, Mourato Nunes passou também pelo Instituto de Altos Estudos Militares, onde concluiu o curso de oficial general e o curso geral de comando e Estado-Maior. Até agora, Mourato Nunes era consultor de Segurança e Defesa.

A indigitação surge na sequência da demissão, em meados de outubro, do até então presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Joaquim Leitão.

O ex-presidente da ANPC Joaquim Leitão apresentou a demissão depois da Proteção Civil ter sido criticado devido aos incêndios, que este ano provocaram mais de 100 mortos e cerca de 500 mil hectares de floresta queimada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR