A multinacional petrolífera espanhola CEPSA teve um lucro de 680 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 49% em relação a 2016, explicado pelas altas margens de refinação e a sua atividade nos setores químico e comercial.

Em comunicado de imprensa, a empresa informa que, se forem retirados os fatores recorrentes e calculadas as variações de inventários com o custo de reposição, o resultado líquido ajustado seria de 692 milhões de euros, um aumento de 86% em relação ao ano passado.

A CEPSA sublinha que o aumento dos resultados permitiu reduzir a dívida líquida para 1.800 milhões de euros e o rácio dívida/EBITDA para um.

A empresa, que também está presente em Portugal, produziu uma média de 88.100 barris de crude por dia de janeiro a setembro últimos, mais 1% do que um ano antes, e comercializou 10,9 milhões de barris. O preço do petróleo de referência na Europa, o Brent, aumentou 24% nos primeiros nove meses de 2017, em relação a um ano antes.

A sede social da CEPSA está em Madrid, mas a empresa é atualmente propriedade a 100% da Mubala Investment Company, pertencente ao Governo de Abu Dabi, tendo deixado de ser cotizada na bolsa em 2011.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR