O líder do Hezbollah disse esta sexta-feira que a Arábia Saudita declarou Guerra ao Líbano e ao próprio do Hezbollah, acusando Riade de deter ilegalmente Saad al-Hariri, primeiro-ministro demissionário do Líbano.

Hassan Nasrallah diz que a alegada detenção do primeiro-ministro do Líbano foi um insulto a todo o povo libanês e que Saad al-Hariri tem de regressar de imediato ao Líbano.

O primeiro-ministro libanês foi convocado a Riade pelo rei saudita e pouco depois apresentou a sua demissão.

“Vamos dizer as coisas como elas são: o homem foi detido na Arábia Saudita e proibido até agora de regressar ao Líbano”, disse o líder do Hezbollah, num discurso feito na televisão libanesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O líder do movimento considerado xiita diz que é claro que as autoridades na Arábia Saudita “declararam guerra ao Líbano e ao Hezbollah no Líbano”.

As autoridades em Riade dizem que o primeiro-ministro demissionário é livre de regressar ao Líbano e que só escolheu demitir-se porque o Hezbollah é que estava a mandar no seu governo.

Esta sexta-feira, a Arábia Saudita lançou ainda um novo ataque contra o Ministério da Defesa do Iémen, na capital Sanaa, de acordo com a AFP.

O ataque acontece depois de um ataque por rebeldes iemenitas com um míssil – alegadamente fabricado no Irão – há cerca de uma semana. A Arábia Saudita tem acusado o Irão de dar armas aos rebeldes xiitas conhecidas como Houthis.