Numa altura em que anuncia a intenção de renovar toda a sua oferta, a Volkswagen acaba de investir mais 100 milhões de euros na construção de um novo túnel de vento. Com o qual espera conseguir acelerar o desenvolvimento dos mais de 50 novos modelos que tem previsto lançar nos próximos anos.

Construído em Wolfsburgo, terra-natal do maior construtor automóvel mundial, este novo túnel de vento ocupa um total de 8.800 m2 e permitirá determinar, em não mais que 20 minutos, o coeficiente de aerodinâmica de um qualquer automóvel. Processo que, com recurso a cálculos computacionais, demorava, até aqui, vários dias.

Dentro desta nova infraestrutura, os ventos atingem velocidades até 250 km/h, além de ser possível replicar alguns dos mais agrestes ambientes. Nomeadamente, aqueles em que as temperaturas vão desde os 30 graus negativos até aos 60 graus Celsius.

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A nova instalação simula, inclusivamente, outras situações extremas, como a neve ou a chuva, além de conseguir alterar a humidade no seu interior, até 90%. Isto ao mesmo tempo que, em termos sonoros, se anuncia como um dos mais silenciosos quando a velocidades até 160 km/h, não emitindo mais que 65 decibéis. Ou seja, o mesmo que uma televisão, num volume aceitável – o que não deixa de ser surpreendente, se pensarmos que tem na base uma hélice com oito metros de diâmetro.

Inserido num centro de desenvolvimento que se encontra a funcionar desde 2014, o novo túnel de vento deverá ajudar a desenvolver carroçarias mais esguias, com coeficientes de aerodinâmica mais baixos, capazes de oferecer níveis de consumos e emissões mais reduzidos. O que, entre outras vantagens, pode ajudar a prolongar a vida dos veículos a motores de combustão, apesar da aposta já assumida pelo construtor nos eléctricos…

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