O piloto finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) conquistou este sábado a ‘pole position’ do Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, numa qualificação marcada pelo acidente que afastou o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), já coroado campeão do mundo.

Ao enfrentar a sexta curva de Interlagos, na primeira sessão de qualificação, Hamilton entrou com demasiada velocidade e perdeu o controlo sobre a traseira do carro, derrapando para as proteções antes de poder assegurar um tempo classificativo, partindo assim do 20.º e último lugar na corrida de domingo.

O colega de equipa Bottas marcou o tempo mais rápido, com 01.08,322 minutos, conseguiu a terceira ‘pole’ da carreira e venceu o primeiro ‘duelo’ pelo segundo lugar da classificação de pilotos, ao ficar à frente do alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que vai partir do segundo lugar, por apenas 38 milésimas de segundo.

O finlandês Kimi Raikkonen, colega de equipa do tetracampeão alemão, vai partir do terceiro lugar, com a dupla da Red Bull, o belga Max Verstappen e o italiano Daniel Ricciardo, a conseguirem o quarto e quinto melhores tempos, ainda que Ricciardo tenha perdido 10 lugares para a grelha de domingo devido a uma penalização.

O Grande Prémio do Brasil, 19.ª e penúltima prova do campeonato do mundo de Fórmula 1, arranca no domingo, com a última prova do calendário de 2017 marcada para 26 de novembro, em Abu Dhabi, com Lewis Hamilton a ter já garantido o quarto título da carreira.