Volkswagen

Contra tudo e… contra o muro: Pão de Forma resiste

Sabia que a T2, conhecida por "Pão de Forma", foi um dos primeiros veículos em que a Volkswagen verdadeiramente apostou na segurança? E a verdade é que a aposta resultou. Ora veja (e surpreenda-se).

Numa época em que os comerciais eram vistos como veículos pouco seguros, designadamente nos casos em que a carroçaria não previa a instalação do motor à frente, de modo a distanciar o condutor e o ocupante da zona do impacto, a Volkswagen decidiu provar precisamente o contrário, com a sua famosa Type 2, ou T2, também conhecida como “Pão de Forma”. Razão pela qual, conforme comprova o vídeo que aqui lhe mostramos, terá sido o primeiro o veículo em que a marca de Wolfsburgo fez realmente questão de colocar a segurança em primeiro lugar. Ainda este conceito estava a despontar…

Com os ocupantes dos lugares dianteiros colocados bem sobre o “nariz” do carro e com o motor relegado para a traseira, a solução encontrada pelos engenheiros foi a implementação de uma moldura em forma de duplo Y, que acabou por se revelar bastante robusta. Facto demonstrado, aliás, no próprio vídeo:

Comparativamente, veja-se uma série de outras propostas do género, japonesas, e a forma como se comportavam em caso de embate frontal, nomeadamente a Mitsubishi L300, Isuzu Cargo Van, Nissan Urvan e as Toyota Hiace e Liteace:

Os resultados confirmam a validade da solução encontrada pela Volkswagen, numa altura em que este tipo de veículos não possuía sequer qualquer airbag ou sistema de protecção activa.

No fundo, estamos perante mais um facto que vem justificar a fama e a notoriedade daquele que é, hoje em dia, um dos clássicos mais procurados da Volkswagen.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Chegou ao fim a primeira edição dos Prémios Auto Observador. Obrigado pela massiva participação e pelos mais de 40.000 votos recolhidos. Entre 65 modelos a votação, envolvendo um total de 34 marcas, confira aqui os resultados finais.

Chegou ao fim a primeira edição dos Prémios Auto ObservadorVer resultados
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site