Um empréstimo de Francisco Pinto Balsemão ajudou a pagar as prestações de uma propriedade no Alentejo que está em nome da ex-mulher de José Sócrates. O Ministério Público suspeita que o Monte das Margaridas pertence ao antigo primeiro ministro. A história é contada no Semanário Sol. Em causa está um empréstimo concedido ao atual companheiro de Sofia Fava, Manuel Costa Reis, cujo pai manteve uma longa relação de amizade com Francisco Balsemão, com quem esteve na fundação do jornal Expresso.

Segundo o Sol, o patrão da Impresa terá canalizado pelo menos 30 mil euros ao companheiro da ex-mulher de Sócrates desde que este foi libertado. O antigo primeiro-ministro foi alvo de restrições financeiras, nomeadamente o congelamento de contas bancárias, a partir da data em que foi detido em novembro de 2014.

Um porta-voz de Balsemão confirma ao Sol o empréstimo a Manuel Costa Reis, de quem será padrinho, justificando-o com “razões de afetividade e laços com a família Costa Reis”. Acrescentou que Balsemão ignorava que o dinheiro tivesse sido usado para pagar qualquer despesa relacionada com José Sócrates. E garante que o empréstimo já foi totalmente reembolsado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR