Mais de 60 pessoas foram detidas nas últimas 12 horas em flagrante delito, 48 das quais por condução sob o efeito do álcool, em várias operações em todo o território nacional, segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em comunicado, a GNR adianta que entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje foram detidas 66 pessoas em flagrante delito, 48 dos quais por condução sob o efeito do álcool, seis por condução sem habilitação legal, dois por posse de arma proibida e dois por tráfico e consumo de estupefacientes.

A GNR apreendeu também durante as operações 71 doses de haxixe, 10 doses de cocaína, uma arma de ar comprimido, uma arma branca, 50 munições calibre 22 e 440 euros em numerário.

No que diz respeito à fiscalização rodoviária, a GNR detetou 541 infrações, das quais 142 deveram-se a excesso de velocidade, 115 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 42 por falta de inspeção periódica obrigatória, 22 por anomalias nos dispositivos de iluminação e de sinalização e 20 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a GNR, foram ainda detetadas 17 infrações por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 16 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 11 relacionadas com tacógrafos.

Nas últimas 12 horas, a GNR registou 97 acidentes que causaram 32 feridos ligeiros.

As operações decorreram em todo o país e tiveram por objetivo a prevenção e combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária.