O antigo presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush (pai de George W. Bush), de 93 anos, está a ser acusado de assédio sexual por seis mulheres, desde o passado dia 24 de outubro deste ano.

A mais recente tinha 16 anos quando foi assediada. Aconteceu em 2003, num evento no Texas. Roslyn Corrigan foi apalpada pelo ex-presidente quando estava a seu lado a posar para uma fotografia.

A minha reação inicial foi um horror absoluto. Estava mesmo muito confusa. A primeira coisa que fiz foi olhar para a minha mãe e, enquanto ele ainda estava lá, não disse nada. O que é que uma adolescente diz a um ex-presidente dos Estados Unidos? «Oh meu, não devias ter-me tocado assim»?”, disse à revista TIME.

A primeira mulher a acusar o antigo presidente de assédio sexual foi a atriz Heather Lind, de 34 anos. A atriz escreveu no seu Instagram — numa publicação que, entretanto, já não está disponível mas que é citada pela imprensa internacional — que Bush lhe tocou “por trás” por duas vezes durante um encontro que teve com o antigo presidente norte-americano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ele não me apertou a mão. Tocou-me por trás da sua cadeira de rodas com a mulher, Barbara Bush, ao lado. Disse-me uma piada porca. E depois, quando estávamos a ser fotografados, tocou-me outra vez. Barbara revirou os olhos como que a dizer ‘outra vez não’”, escreveu também a atriz.

Este episódio é mais recente: aconteceu quando Lind conheceu George H. W. Bush, em 2013, para promover uma série de televisão histórica em que a atriz participava. E também aconteceu da mesma forma: “Ele assediou-me sexualmente enquanto estávamos a posar para uma fotografia”, lembra a atriz.

Há outras quatro mulheres que acusam o ex-presidente norte-americano George H.W. Bush de assédio sexual, confirma a revista TIME sem avançar com nomes.

EUA. Antigo presidente George H. W. Bush acusado de assédio sexual