A multinacional chinesa Hisense comprou 95% do negócio de televisões da japonesa Toshiba por 113,6 milhões de dólares (96,6 milhões de euros, aproximadamente). O acordo foi assinado esta terça-feira, mas só deve ser concluído em fevereiro.

Uma das razões apontadas para a venda da subsidiária da Toshiba, Toshiba Televisions, são os resultados negativos após o departamento americano da marca para televisões ter fechado, após ter declarado insolvência, como noticia o Asian Nikkei. A Toshiba vendeu este ano também os sectores da empresa dedicados às máquinas de lavar a loiça e a roupa a outra empresa, a China Midea Group.

A Hisense é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos chinesa. Até julho deste ano estava responsável pela venda de televisões da Sharp, outra empresa japonesa de produtos eletrónicos. Devido a um processo da Sharp à Hisense, que acusou a chinesa de fabricar as televisões com defeito o que desvalorizava a marca, o acordo entre a duas empresas cessou.

Segundo comunicado da Hisense, esta continuará a fabricar as televisões Toshiba mantendo o nome da marca para aumentar a quota de mercado no Japão. O presidente executivo da empresa avisou ainda que os departamentos de televisões da Toshiba e da Hisense passarão funcionar em colaboração no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos neste mercado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR