“Temos entre nós um grande benfiquista, um amigo, o Dr. Horácio Piriquito”. Foi assim que Luís Lemos, pivô do programa “Jogo Limpo” da BTV, apresentou no passado dia 3 o homem de quem se fala desde que a revista Sábado revelou, esta quarta-feira, que o vogal do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Futebol seria uma espécie de “espião” no órgão que passaria documentos internos como auditorias trimestrais a Pedro Guerra, atual comentador televisivo afeto ao Benfica e antigo diretor de conteúdos do canal dos encarnados que também fazia parte do painel de convidados do programa, além de Fernando Seara.

https://www.youtube.com/watch?v=jnHwxe9SSS4

Horácio Piriquito começou por abordar os 14 anos de presidência de Luís Filipe Vieira no Benfica, falou depois da importância do novo estádio da Luz e comentou as críticas externas à alegada falta de independência da BTV nas transmissões. “O Benfica tem conseguido ser líder no futebol em todas as vertentes, dá saltos em frente e os outros vão atrás. Há ataques que devemos ver como elogios, porque é inveja que lhes vai na alma. Não devemos ficar orgulhosos por isso, mas temos de achar piada. A mim dá-me algum gozo”, salientou.

A certa altura, na análise ao Manchester United-Benfica, depois de Fernando Seara recordar que Lindelöf estava no banco dos red devils, Pedro Guerra interrompe e diz a rir “Atenção que o Horácio é um grande técnico de bancada, um poderosos técnico de bancada”. “Mas isso é só por email“, respondeu também num tom bem disposto o vogal do Conselho Fiscal da FPF, presente no programa como adepto das águias e não nessa condição. Ainda assim, seria uma troca de emails com Guerra que motivaria uma reação enérgica da Federação, que enviou o conteúdo da notícia para o Conselho de Justiça e anunciou uma Assembleia Extraordinária para discutir e votar a sua destituição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não chegou a ser preciso: depois da revelação dos emails trocados com Pedro Guerra e posteriores reações ao sucedido, foi o próprio que apresentou, na tarde desta quarta-feira, a demissão do cargo. Para isso, muito contribuiu também as ligações de Horácio Piriquito ao Benfica, que ficaram evidentes neste programa mas que eram conhecidas há mais tempo (sem que isso significasse qualquer choque com as funções que desempenhava).

Pedro Guerra. A vida do benfiquista que colecciona inimigos

“No ar estão ainda dois programas inovadores, em áreas que fazem parte do nosso dia-a-dia – Direito e Economia (…) Tal como acontece com o ‘Contas Feitas, Dúvidas Desfeitas’, apresentado por João Martins, na fase inicial, e agora por Luís Costa Branco. Neste programa, o advogado António Pragal Colaço, o professor universitário e jurista, André Ventura, e o economista Horácio Piriquito explicam, quinzenalmente, os negócios e as finanças do futebol”, recordava Pedro Guerra na parte dedicada à BTV, no seu livro “Alma Benfiquista” lançado em maio de 2016.

O post no Facebook que anunciou a demissão do cargo na FPF

“Sou amigo do Pedro Guerra há mais de 20 anos e fomos colegas aquando dos tempos em que fui jornalista. Trocamos regularmente emails, por amizade ou na sequência das minhas participações ocasionais em painéis de debate na BTV, ou do Pedro nos canais em que colabora”, explicou através de um post no Facebook Horácio Piriquito, recuando aos tempos em que estiveram juntos no Independente.

“O Pedro Guerra sempre me pediu ajuda sobre informação financeira numa troca normal de informações e esclarecimentos, verbalmente ou por email, o que fiz sempre com todo o gosto. No caso da FPF até para evitar especulações e na defesa da própria instituição. Isto fez, aliás, de Pedro Guerra um defensor enérgico da atual direção da FPF. O acesso criminoso a conversas privadas permite estes abusos, truncá-las, ajustá-las aos interesses de cada um. Foram utilizados factos e dados disponíveis em qualquer documento público da FPF. Nenhuma informação confidencial foi passada para a praça pública”, assegurou.

Pedro Guerra teria espião na Federação. FPF entrega caso à PJ e à PGR

“Estas notícias enquadram-se claramente no atual registo de guerra aberta no futebol português, em que vale tudo, em que se tenta espalhar o ódio e o medo, e pretendem criar ruído e fazer vítimas. Considerando os superiores interesses da FPF, que coloco acima dos meus interesses pessoais ou dos objetivos desse jornalista com cor e empenhamento clubístico, optei pela decisão que considero mais ajustada e apresentei a minha demissão do cargo de vogal do Conselho Fiscal da FPF”, explicou, antes de especificar de novo que a demissão não está relacionada com qualquer “ilegalidade” praticada enquanto órgão social da Federação.

“Tomei esta decisão, repito, não porque considere ter praticado algum ilícito, mas porque é esta a forma de melhor defender o prestígio e o bom nome da instituição em causa. Para defesa do meu bom nome, honra e imagem, irei recorrer às instâncias judiciais para reposição cabal da verdade, tendo em conta os factos que me são imputados”, concluiu. Pouco tempo depois, a sua página no Facebook ficou apenas acessível a amigos.

Atual diretor de comunicação corporativa da GalpEnergia SGPS, presidente do Conselho de Administração da Fastaccess, administrador da House Press/Jornal do Imobiliário S.A. e presidente da Associação dos Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais, Horácio Piriquito tem um passado ligado à imprensa durante duas décadas (Tempo, Semanário, Correio da Manhã, Rádio Comercial ou Independente) e foi adjunto de Miguel Beleza quando esteve como ministro das Finanças, entre 1990 e 1991