A EDD Distribuição pagou compensações no valor de 321,8 mil euros no ano passado, por cerca de 32,5 mil incumprimentos dos padrões de qualidade do serviço definidos, sobretudo no que toca à duração dos cortes no fornecimento.

O relatório de qualidade do serviço, divulgado esta semana pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), indica que o número de interrupções disparou 48% em 2016, face ao ano anterior, a que correspondeu um aumento de 39% no montante de compensações pagas a clientes. A maioria destes incumprimentos resulta de uma duração acima do estipulado nos cortes no abastecimento por parte da EDP Distribuição e são explicados por “uma elevada concentração territorial de incidentes”.

Estes números resultam de indicadores individuais de continuidade do serviço, já que os indicadores gerais sobre o desempenho da rede de distribuição pela empresa do grupo EDP se mantiveram face aos níveis de 2015 que eram os mais baixos desde 2004.

O documento revela também que a EDP Distribuição foi premiada, ao abrigo do mecanismo de incentivo à melhoria da qualidade de serviço, que lhe valeu um prémio de 2,6 milhões de euros. Registou ainda um prémio de um milhão de euros pela melhoria do desempenho do serviço aos clientes com pior serviço, num total de 3,6 milhões de euros. Estes prémios traduzem-se num aumento dos proveitos (receitas) permitidas à empresa, e que são suportadas nos preços de eletricidade.

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Em 2015, estes prémios de desempenho tinham sido de 3,1 milhões de euros. Na origem do maior incentivo financeiro está uma redução do valor da energia não distribuída e um melhor desempenho nos pontos de entrega dos consumidores que estão classificados como pior servidos, justifica o relatório divulgado pelo regulador da energia.

Aves são a primeira causa para cortes excecionais no fornecimento

A EDP é a principal operadora da rede de distribuição de eletricidade, tendo a concessão na maioria do território continental português. A sua rede é usada por todas as comercializadoras.

No total, os operadores das redes pagaram aos clientes 338,7 mil euros relativos a incumprimentos de padrões individuais de continuidade de serviço. Ao nível da qualidade de serviço comercial as empresas pagaram 21.925 compensações devido a incumprimentos, no valor de 438500 euros.

O pagamento de compensações por interrupção do serviço só acontece quando os cortes não resultam de acontecimentos considerados excecionais. No ano passado, a ERSE aprovou a classificação de 293 ocorrências como eventos excecionais, na sequência de pedido fundamentado por parte da EDP Distribuição. As principais causas para essas ocorrências foram as aves (93), abates de árvores (77) e escavações (25). Entre estas ocorrências, a ERSE destaca a tempestade que atravessou Portugal continental em fevereiro do ano passado e que afectou o abastecimento a 360 mil clientes.