A 11ª edição do LEFFEST, que este ano deixou o Estoril para rumar a Sintra, onde se realizará a meias com Lisboa, decorre entre os dias 17 e 26. Inclui as habituais secções de Competição e Fora de Competição, as retrospectivas, que serão dedicadas a Isabelle Huppert (além de uma mostra de filmes, a actriz francesa terá ainda uma exposição de fotografia, ‘Isabelle Huppert: Woman of Many Faces’, no Museu das Artes de Sintra), Abel Ferrara, Alain Tanner, Peter Brook (do qual se verá também a peça “Battlefield”), Julian Schnabel e aos portugueses João Mário Grilo e José Vieira, este radicado em França. Haverá ainda várias sessões especiais, uma secção dedicada a filmes clássicos restaurados e acontecimentos paralelos nas áreas da música, teatro ou literatura. Eis 10 filmes a ter em especial consideração no LEFFEST 2017.

“Cocote”

de Nelson Carlo de Los Santos

Premiada no Festival de Locarno, esta produção argentino-germânico-dominicana conta a história de Alberto, um jardineiro evangélico que regressa à aldeia natal, na República Dominicana, para o funeral do pai, morto por um polícia. Aí, tem que participar em cerimónias religiosas de natureza sincrética, que colidem com as suas crenças e o deixam profundamente incomodado. (Dia 23, Centro Cultural Olga Cadaval, 19.15/Dia 24, Monumental 1, 19.00)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Lerd-A Man of Integrity”

de Mohammad Rasoulof

Algum do melhor cinema que se faz hoje vem do Irão. É o caso deste filme sobre Reza, um homem que vive placidamente com a família no interior do país e tem uma exploração piscícola. Um dia, Reza e os seus vizinhos, todos agricultores ou pequenos proprietários, vêem-se envolvidos numa história de corrupção envolvendo as autoridades locais e uma entidade privada com ligações ao governo. (Dia 19, Centro Cultural Olga Cadaval, 21.00/Dia 22, Monumental 1, 19.00)

“Lucky”

de John Carroll Lynch

O primeiro filme do actor John Carrol Lynch enquanto realizador foi o último do seu amigo e colega Harry Dean Stanton, que interpreta o nonagenário do título. Lucky é um veterano da Marinha que vive numa cidadezinha dos EUA e um dia é confrontado com a inevitabilidade da morte e a necessidade de se preparar para ela. No elenco de “Lucky” surgem ainda Ed Begley, Jr, David Lynch e Tom Skerritt. (Dia 18, Monumental 1, 22.00/Dia 19, Centro Cultural Olga Cadaval, 18.15)

“Verão Danado”

de Pedro Cabeleira

A longa-metragem de estreia de Pedro Cabeleira é o único filme português em competição no festival este ano, tendo antes concorrido no Festival de Locarno, na secção Cineasti del Presente, dedicada a primeiras e segundas obras de jovens cineastas. O filme centra-se em Chico, um rapaz nascido no campo e que foi estudar para Lisboa. Terminado o curso, anda à procura de emprego enquanto mergulha na noite da capital . (Dia 23, Espaço Nimas, 21.30/Dia 24, Centro Cultural Olga Cadaval, 18.00)

“Jogo da Alta Roda”

de Aaron Sorkin

O argumentista da série “Os Homens do Presidente” e de filmes como “A Rede Social” ou “Moneyball” passa para a realização com esta fita, que também escreveu. Jessica Chastain interpreta uma empreendedora que organiza um jogo internacional de póquer em que participam celebridades, milionários, homens de negócios e mafiosos de Leste, e vê-se detida pelo FBI. Também com Iris Elba e Kevin Costner. (Dia 19, NOS Amoreiras 2, 21.30/Dia 25, Monumental 1, 21.45)

“O Quadrado”

de Ruben Östlund

O sueco Ruben Östlund, realizador de “Força Maior” (2014), ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes com esta sátira aos absurdos e às mistificações da arte contemporânea. O quadrado do título é uma instalação que pretende fazer pedagogia sobre o altruísmo, mas na sequência de uma campanha criada pelo departamento de relações públicas do museu que a apresenta, envolve o seu curador e a instituição numa sucessão de confusões. (Dia 18, Monumental 4, 21.30)

https://youtu.be/zKDPrpJEGBY

“Derradeira Viagem”

de Richard Linklater

Três veteranos do Vietname, interpretados por Bryan Cranston, Steve Carell e Laurence Fishbourne, reencontram-se 30 anos depois de terem combatido juntos. Motivo: o funeral do filho de um deles, um jovem Marine que morreu no Iraque. O pai não quis que o rapaz fosse enterrado no Cemitério Militar de Arlington, e ele e os dois amigos levam o caixão desde a Costa Leste dos EUA até ao New Hampshire, onde ficará sepultado perto de casa. (Dia 17, Monumental 4, 21.30/Dia 23, Centro Cultural Olga Cadaval, 21.30)

“Roda Gigante”

de Woody Allen

O novo filme de Woody Allen vem com tintas nostálgicas. Passa-se nos anos 50, no parque de diversões de Coney Island, onde se cruzam quatro personagens: Ginny, uma empregada de mesa (Kate Winslet) . Humpty, o marido desta (Jim Belushi), que opera um carrossel, Mickey (Justin Timberlake), um nadador-salvador que quer ser dramaturgo e triunfar na Broadway, e Carolina (Juno Temple), a filha de Humpty, que é perseguida por “gangsters”. (Dia 24, Monumental 4, 22.00/Dia 25, Centro Cultural Olga Cadaval, 22.00)

“A Ópera dos Mendigos”

de Peter Brook

Esta adaptação ao cinema da célebre obra musical satírica de John Gay e Johann Christoph Pepusch, estreada em Londres, em 1728, foi a primeira realização, em 1953, do encenador britânico Peter Brook, distinguido este ano pelo LEFFEST com uma retrospectiva dos seus filmes e uma peça de teatro. Sir Laurence Olivier interpreta brilhantemente o papel principal, acompanhado por nomes como Stanley Holloway, Hugh Griffith, Dorothy Tutin ou Yvonne Furneaux. (Dia 21, Monumental 2, 19.00)

“A Cerimónia”

de Claude Chabrol

Isabelle Huppert é a principal homenageada este ano pelo festival, com uma exposição de fotos e uma ampla mostra de filmes. Este, realizado por Claude Chabrol em 1995, baseia-se num livro policial da inglesa Ruth Rendell e é um dos grandes trabalhos do realizador e da actriz. Huppert faz uma rancorosa e invejosa funcionária dos correios de uma vila francesa, que se alia à criada analfabeta (Sandrine Bonnaire) de uma família abastada local para matar todos os seus membros. Também com Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Cassel e Virginie Ledoyen. (Dia 25, Monumental 3, 22.00)