Presente na sétima edição do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, a Seat aproveitou para dar a conhecer o seu carro mais seguro de sempre – um ainda concept, baseado no Leon, a que deu precisamente o nome de Leon Cristobal. O protótipo que, caso um dia venha a ser produzido em série, poderá ser desfrutado na Cidade Condal com o apoio do primeiro projecto desenvolvido pelo Seat Metropolis: Lab Barcenola, uma app de mobilidade eficiente denominada “About it”.

Sobre o protótipo, a Seat revela que o carro integra seis avançados assistentes de segurança, destinados a contribuir para a redução daquelas que são as principais causas de acidentes rodoviários: as distrações, o cansaço, o excesso de velocidade ou o consumo de álcool. Motivos que originam actualmente cerca de 80% dos acidentes rodoviários.

Entre os assistentes de segurança estão o “Drive-lock”, sistema que recorre a um alcoolímetro integrado na viatura, capaz de bloquear o seu uso, em caso de resultado positivo. O “Drive-coach”, assistente por voz que permite uma personalização total dos avisos de segurança, também dá a sua contribuição, bem como o “Guardian angel mode”, modo de condução que acciona todos os 15 sistemas de segurança activa e passiva instalados no veículo. Disponível está ainda o “Display-mirror”, o espelho retrovisor interior que recorre à câmara traseira para uma maior visibilidade, eliminando assim os ângulos mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Igualmente parte deste pacote de segurança é a “Black box”, responsável pelo registo de dados e imagens durante a condução, enviando-os para o smartphone seleccionado em caso de acidente, bem como o “Mentor”, aplicação que permite aos pais controlar a velocidade máxima e a localização geográfica do veículo, quando este é conduzido pelos filhos.

“About it”, uma app para a mobilidade eficiente

Além deste Seat Cristobal, que a marca espanhola acredita que poderia reduzir em 40% o número de acidentes, caso as soluções tecnológicas que integra fossem igualmente aplicadas em metade dos veículos em circulação, foi ainda dado a conhecer o “About it”. Trata-se de uma aplicação que, entre outras funções, consegue indicar, na cidade de Barcelona e a quem por ela se desloca, pontos de carga para veículos eléctricos, estações de bicicletas partilhadas, ou até mesmo sinalizar os pontos negros com maior concentração de acidentes.

Entretanto, a Seat aproveitou igualmente a ocasião para recordar a final do Autonomous Driving Challenge, desafio colocado aos estudantes de nove universidades espanholas, com formação em robótica, para que desenvolvessem, ao longo de seis meses, funções de condução totalmente autónomas. Sendo que, terminado o período pré-definido, os estudantes vão poder agora colocar à prova os seus protótipos num circuito fechado de condução, inspirado nas ruas de Barcelona.