Num período marcado por um surto de legionela que já provocou a morte de cinco pessoas; por greves na Saúde e na Educação; pelo avolumar de casos das cantinas escolares; pela discussão do Orçamento do Estado e por divergências com os professores em relação ao descongelamento das carreiras, a esquerda está a perder terreno nas intenções de voto dos portugueses, de acordo com o mais recente barómetro da Eurosondagem para o Expresso e a SIC.

Se as eleições fossem hoje, o Partido Socialista conquistaria 40% dos votos, menos um ponto percentual do que no mês anterior, o Bloco de Esquerda teria 8,7% dos votos, menos 0,3 pontos percentuais relativamente ao último barómetro e o PCP perderia 0,6 pontos percentuais, para os 6,9%. Em contracorrente, o PSD ganharia quatro décimas, alcançando 28,4% dos votos — ainda assim muito abaixo do PS — e o CDS conquistaria 0,6 pontos, para os 6,6%.

Também o PAN sobe nas intenções de voto: 0,3 pontos percentuais, para os 1,7%. Outros partidos, brancos e nulos também subiram 0,6 pontos para 7,7%.

Para confirmar estas descidas e subidas é necessário aguardar mais sondagens, até porque as variações estão abaixo do erro máximo da amostra que é de 3,08%, para um grau de probabilidade de 95%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo soma e segue. Jerónimo e Costa são os líderes que mais perdem popularidade

Ao nível da popularidade dos líderes políticos, Marcelo Rebelo de Sousa não dá hipótese. O Presidente da República é o único a ganhar popularidade no último mês, conquistando 62,5 pontos, mais 0,5 do que na sondagem anterior.

Este último mês, ficou marcado pela presença do chefe de Estado junto das populações afetadas pelo fogo em vários pontos do país, pelo discurso duro e com várias mensagens a propósito dos incêndios, e, mais recentemente, Marcelo passou uma noite com os sem-abrigo em Lisboa.

Os afetos de Marcelo que comovem o mundo

António Costa aparece em segundo lugar no ranking dos mais populares, com 32,3 pontos, mas é quem protagoniza uma das maiores quedas: menos 2,1 pontos do que na sondagem anterior. Queda maior só mesmo Jerónimo de Sousa (-2,5 pontos) que conquista apenas 5,9 pontos no índice de popularidade.

Acima de Jerónimo ainda aparece a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, com 6,7 pontos (-0,5 face ao barómetro anterior). Abaixo do líder do PCP, aparece Pedro Passos Coelho, com 2,9 pontos (-1,5 pontos do que no último mês). Em último, Catarina Martins com apenas 1,9 pontos, e uma quebra de 1,1 pontos.

O Governo fica-se apenas por 0,2 pontos, com uma quebra de 2,2 desde a última Eurosondagem; o Parlamento também perde 1,7 pontos, ficando-se nos 8,5 pontos. Juízes e Ministério Público são os menos populares, com – 16,1 e – 18,8 pontos, respetivamente.

Para esta sondagem foram entrevistadas 1.010 pessoas com 18 ou mais anos, entre 8 e 15 de novembro.