O ainda desconhecido fabricante automóvel do Dubai Devel acaba de dar a conhecer, no Salão Automóvel que neste momento está a decorrer naquele reino dos Emirados Árabes Unidos, mais um impressionante protótipo. Depois de um desportivo a anunciar uma potência declarada de 5.000 cv, eis que surge um não menos avassalador SUV 6×6, com ares de que é capaz de passar por cima de tudo o que lhe apareça à frente. Isto, claro está, se não tiver fugido antes com o susto.

Denominado Devel Sixty (o desportivo chama-se Devel Sixteen…), este novo “monstro” árabe quase faz lembrar o principal vilão da saga Star Wars, Darth Vader. Não só pelo negro que cobre todo o seu exterior, a que juntam depois umas enormes rodas, mas principalmente fruto de uma frente em que até as finas luzes amarelas lhe conferem uma certa aura espacial.

Matacão. Mónaco corre com Mercedes G63 especial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Imponente, o Devel Sixty segue a linha de propostas como o Mercedes-AMG G63 ou o Hennessey VelociRaptor, ambos disponíveis com seis rodados, ainda que estes estejam já disponíveis para compra, ao passo que o SUV árabe promete chegar em breve – garantia dada pela própria marca, no seu site.

VelociRaptor: uma agressão sobre rodas. Seis rodas

Embora pouco se saiba ainda sobre este impressionante SUV, fonte à partida bem informada sobre os carros da Devel – foi a primeira a avançar com imagens do superdesportivo Sixteen, sendo conhecida como Shmee150, no YouTube – garante que este Sixty conta com uma suspensão regulável. Que, inclusivamente, lhe permite reduzir a altura, nos casos em que, por exemplo, não consiga entrar no estacionamento ou garagem. Revelando igualmente que a única porta que o modelo possui abre como se se tratasse de um jacto privado, existindo uma escada integrada para permitir o acesso ao interior dos ocupantes.

Quanto ao motor e tomando como exemplo o Sixteen, seria de esperar que este SUV contasse com o mesmo bloco V16 12,3 litros quadriturbo do superdesportivo. Algo que, embora sem qualquer confirmação oficial da parte da Devel, o Shmee150 descarta, afirmando que instalado sobre o eixo dianteiro está um mais convencional V8 6,7 turbodiesel, a debitar 720 cv de potência e 1.000 Nm de binário.