O Presidente russo, Vladimir Putin, encontrou-se na noite de segunda-feira com o homólogo sírio, Bashar al-Assad, na estância balnear de Sochi, no sudoeste da Rússia, anunciou esta terça-feira o Kremlin.

Vladimir Putin manteve conversações com o Presidente sírio, Bashar al-Assad, que se deslocou à Rússia para uma visita de trabalho”, indicou o Kremlin em comunicado.

O encontro entre os dois líderes teve lugar nas vésperas de uma cimeira tripartida, entre a Rússia, Irão e Turquia, sobre a Síria. Os Presidentes da Rússia, Irão e Turquia vão reunir-se na quarta-feira em Sochi para abordar os mais recentes desenvolvimentos na Síria e na região, onde os três países têm um papel importante.

A Rússia, o Irão e a Turquia patrocinaram o chamado Acordo de Astana, que visa reduzir a intensidade dos combates no terreno para criar as condições para um acordo político que ponha fim ao conflito na Síria, que fez mais de 300 mil mortos e milhões de deslocados desde que estalou em março de 2011.

Ao abrigo desse acordo foram instauradas “zonas de distensão”, nas quais é observado em princípio um cessar-fogo entre as forças do regime e grupos rebeldes moderados. A Rússia e o Irão são aliados do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e a Turquia apoia os rebeldes que o combatem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR