O futebol, tal como muitos outros desportos, foi nos últimos anos engolido pelo poder, pelo dinheiro e pela ganância. As polémicas em Portugal, os milhões lá fora, os interesses e a corrupção na FIFA sujam um desporto que tem o nome de “rei” – mas cada vez menos por lá anda realeza. Mas ainda existem histórias bonitas.

Esta terça-feira à noite, o Sevilha recebeu o Liverpool, em jogo da Liga dos Campeões. Logo aos dois minutos, Roberto Firmino colocou os ingleses em vantagem e avisou os espanhóis de que a partida não ia ser fácil. Sadio Mané aos 22 e novamente Firmino aos 30 encostaram a equipa de Daniel Carriço às cordas e o clube andaluz foi para o balneário com a certeza da derrota.

Mas foi aqui que tudo se inverteu. O El Español avançou a informação que o presidente do Sevilha viria a desmentir: que no balneário, Eduardo Berizzo, treinador do Sevilha, contou aos jogadores que tinha sido diagnosticado com cancro da próstata. Segundo José Castro, o presidente do clube, os jogadores já sabiam da doença do mister argentino. Mas o treinador terá pedido que ganhassem o jogo por ele. E os jogadores entraram em campo mais motivados.

A informação de que o treinador tinha revelado aos jogadores no intervalo que tinha um cancro na próstata explicava a reviravolta. Mas José Castro, presidente do Sevilha disse, depois das notícias, que Eduardo Berizzo já tinha dito ao clube e aos jogadores que estava doente. Isso não invalida a ultra motivação dos jogadores para darem a volta ao resultado contra o Liverpool (de 3-0 para 3-3), mas o dirigente desportivo desmentiu que a doença tivesse sido uma novidade no balneário. “Pedimos que não haja mais especulações, que não se fale mais deste assunto até que seja comunicado mais alguma coisa através do clube ou do treinador. Já sabíamos há umas semanas e os jogadores desde o jogo com o Celta. Foi um choque quando tivemos conhecimento mas estamos desde o primeiro minuto a apoiá-lo. Estamos contentes de o ver tão forte”, disse José Castro, citado pelo jornal El Correo de Andalucía.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O plantel sevilhano regressou ao relvado lado a lado com Eduardo Berizzo – ao contrário do que é normal, em que o treinador é o último a sair do balneário. E o que se passou na segunda parte do Sevilha-Liverpool vai ficar na história. Logo aos 51 minutos, Wissam Ben Yedder deu início à remontada espanhola.Aos 60, concretizou uma grande penalidade e reduziu o resultado para a diferença mínima. Mas os minutos passavam e o golo do empate não aparecia. Ao terceiro minuto de tempo complementar, Guido Pizarro aproveitou um mau alívio da defesa inglesa e fez o 3-3. O impossível tinha sido feito e as imagens dos jogadores a celebrar com Eduardo Berizzo são – agora que se conhece toda a história – emocionantes.

No final do jogo, o médio argentino Éver Banega não conseguiu esconder a emoção e deixou pistas de que algo de maior se passava. Nas entrevistas rápidas, disse que “tínhamos de sair com outra atitude, pelos adeptos que nos abrigam sempre e também pelo treinador que reverteu a situação. É o expoente máximo de todos, leva-nos por bons caminhos e estamos com ele para tudo”.

Já esta quarta-feira, o Sevilha emitiu um comunicado sobre a situação médica de Eduardo Berizzo. O clube revela que o treinador argentino “foi diagnosticado com um adenocarcinoma da próstata. Os exames futuros vão permitir decidir quais são os passos a seguir quanto ao seu tratamento”. As demonstrações de apoio nas redes sociais já se multiplicaram, com todos os clubes da liga espanhola a demonstrarem publicamente o seu apoio ao técnico, tal como o antigo treinador do Sevilha e atual do PSG, Unai Emery.

Artigo atualizado às 00h31 com o desmentido do presidente do Sevilha a dizer que os jogadores já sabiam que o treinador tinha cancro da próstata antes do jogo e que a revelação não foi feita no balneário.