Foram diagnosticados mais dois pacientes com a doença dos legionários em ligação ao surto que nasceu no Hospital São Francisco Xavier. Segundo a Direção-Geral de Saúde, estes dois casos foram identificados no dia 20 de novembro. No entanto, a DGS afasta a possibilidade de um recrudescimento do surto, esclarecendo que estes dois casos já estavam a investigados.

Estes doentes tinham sido expostos à fonte de infeção no hospital antes de terem sido tomadas medidas que travaram a emissão de aerossóis com partículas que continham a bactéria legionela. A fonte emissora, uma torre de refrigeração, foi fechada a 4 de novembro, data em que estas infeções já estariam em fase de incubação. Os sintomas apareceram nos dias 13 e 16 de novembro. A DGS admite que podem aparecer ainda casos isolados associados a este surto, onde foram já confirmados 56 vítimas e quatro mortos, mas considera que a probabilidade é baixa.

Os novos infetados têm mais de 80 anos e um historial de doença crónica. Encontram-se internados — um em S. Francisco Xavier e outro no Hospital Egas Moniz — e a sua situação clínica está estável.

As autoridades continuam a fazer vigilância da situação e a acompanhar a investigação e ações na vertente ambiental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR