O lançamento da mais recente versão do Porsche 911, o GT2 RS, com 700 cv e proposto entre nós por 335 mil euros, foi pura coincidência, pois dificilmente a marca alemã rivaliza com a mítica italiana quando toca a escolher um superdesportivo, mesmo se este GT2 é substancialmente mais caro do que o 488 GTB em Portugal (253 mil euros).

O problema é que não é só a Porsche que faz carros cada vez mais rápidos. Mais grave do que isso, é que também a própria Lamborghini, a grande rival transalpina, não pára de produzir versões que fazem crescer água na boca, como é o caso do novo Huracán Performante, cujo motor 5.2 V10 atmosférico faz a vida negra ao 3.9 V8 biturbo do 488.

A Ferrari tem já em adiantado estágio de desenvolvimento o 488 GTO, uma versão homologada para circular na estrada, mais apta a suportar uns ‘apertos’ em pista, baseada no 488 GTB, mas com diversas alterações. Parte delas dizem respeito à mecânica, com o V8 biturbo a elevar a potência dos actuais 669 cv, para qualquer coisa acima dos 700 cv. Com este acréscimo, os 335 km/h de velocidade máxima deverão passar a rondar 340 km/h, enquanto os 100 km/h passam a ser alcançados ao fim de 2,7 segundos, em vez dos actuais 3,0.

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