Pode não parecer, mas o top 100 da Wine Enthusiast, acabadinho de sair, é um elogio aos brancos portugueses (e não só). A lista deste ano — uma de três, depois de o Top 100 Best Buys e de o Top 100 Cellar Selections terem sido publicados em novembro e dezembro, respetivamente — contempla seis vinhos portugueses: um licoroso (Douro), dois tintos (Alentejo) e três brancos (Alentejo, Douro e Bairrada).

Eis o ranking, por ordem decrescente:

É precisamente o facto de os brancos estarem em maioria que é de destacar, até porque, tal como refere a revista Grandes Escolhas, tal feito é uma raridade. Curiosamente, o primeiro vinho da lista, que resultou de quase 23 mil vinhos provados em 2017, é um branco — um Chardonnay nascido e criado em terras norte-americanas –, sendo que é a primeira vez que isto acontece em 10 anos.

A seleção feita pela redação da Wine Enthusiast contempla vinhos de 17 países diferentes, sendo que a pontuação média atribuída aos diferentes rótulos ronda os 94 pontos (o preço médio é 35 dólares, o equivalente a 30 euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR