A polícia londrina respondeu a uma alerta de tiroteio ouvido na estação de metro de Oxford Street, Londres (Inglaterra), confirma a Polícia Metropolitana no Twitter. No entanto, as autoridades dizem não terem encontrado pistas de “suspeitos, sinais de tiroteio ou de vítimas” e as duas estações evacuados, Oxford Street e Bond Street, foram reabertas.

Há uma mulher ferida, mas sem gravidade. As autoridades foram alertadas às 16h38 e estiveram a responder ao incidente “como um assunto terrorista”. As estações de metro chegaram a ser evacuadas, confirmou a British Transport Police na conta oficial do Twitter. Havia pessoas a fugir do metro “em pânico”. As autoridades começaram por dizer que estava a responder “a um incidente”, mas não deram mais pormenores. Depois, pediram aos habitantes que não se aproximassem do metro e a Polícia Metropolitana aconselhou as pessoas a refugiarem-se nos edifícios. Todas podem circular com normalidade agora.

Há três veículos e 15 bombeiros no local, de acordo com a Brigada de Fogo de Londres no Twitter. A Travel Alerts (página oficial de atualização sobre transportes públicos londrinos) os comboios continuam a circular com normalidade e os bilhetes ainda estão a ser vendidos. No entanto, o trânsito foi cortado nas estradas e as pessoas foram afastadas da estação de metro. De acordo com a BBC, houve “uma multidão de pessoas” a fugir “aos gritos e a chorar” depois de, segundo uma testemunha, terem sido ouvidos tiros nas proximidades. A polícia está armada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com Paula, uma mulher entrevista pelo The Guardian, estava a passar no autocarro 390 quando viu “dez agentes armados a saírem de carrinhas e a correr em direção às estações de metro”: “Fecharam os portões das estações, depois o nosso autocarro foi fechado e nós continuámos a andar. A polícia gritava connosco e dizia-nos para continuarmos a andar. Na rua, ouvia pessoas a gritarem que alguém tinha sido baleado”.

O Reino Unido está atualmente em nível máximo de segurança, significando isso que pode sofrer um ataque terrorista a qualquer momento. Nestas circunstâncias, as autoridades estão preparadas para agir perante qualquer dúvida acerca de um acontecimento que possa evidenciar o início de um atentado terrorista no país. Quando isso acontece, a polícia corre em peso para o local do evento e, à medida que as possibilidades acerca do atentado se vão dissipando, os agentes começam a desmobilizar, explica o The Guardian.

Começam agora a surgir as primeiras teorias do que terá acontecido na estação de metro de Oxford Street, a partir da qual foi dado o alerta. Um homem disse ao The Guardian ter ouvido dois agentes da polícia a conversarem e a dizerem que o barulho de tiros ouvidos por pessoas no local pode ser afinal de uma avaria elétrica no sistema metropolitano. Agora, o mesmo jornal diz ter a informação de que alguns motoristas do metro dizem ter dito aos microfones que havia “um pacote suspeito” na estação.

A polícia está agora a patrulhar West End para assegurar a normalidade nas ruas de Londres. De acordo com a polícia metropolitana, “dada a natureza da informação recebida, a Polícia Metropolitana respondeu (…) como se o incidente fosse terrorismo”. As buscad no local foram feitas em parceria com a British Transport Police, mas todos desmobilizaram porque não foram encontrados sinais de alarme na estação.