Proposta de entrada na gama da Mercedes-Benz, o Classe A tem nova geração a caminho, cujo lançamento no mercado está agendado para 2018. Facto que, porém, não impediu o construtor de dar já a conhecer o novo, mais evoluído e mais rico interior do modelo, onde não falta sequer um volante idêntico ao do Classe S.

Denominada internamente W177, a nova geração Classe A promete, assim, agitar as águas no segmento B premium. Graças, desde logo e a fazer fé nas imagens agora divulgadas, a um habitáculo que se apresenta totalmente renovado, além de claramente mais sofisticado e estatutário. Veja-se, por exemplo, o novo ecrã totalmente digital, de dimensões XXL e que se estende pelo tablier, integrando não só o painel de instrumentos, mas também o ecrã do sistema de infoentretenimento. Quando comparado com o Classe E, este novo display está posicionado de forma diferente, mais sobressaído e não tanto integrado no tablier.

Importa realçar que as fotos agora divulgadas mostram a versão mais evoluída (e cara) desta solução. Ou seja, com painel de instrumentos de 7″ e ecrã do sistema de infoentretenimento de 12,3″ conjugados. Algo que, na versão base do novo Classe A, deverá ser trocada por uma bem menos exuberante solução de apenas 7″, tal como não deverá existir a iluminação interior em LED que é possível ver nas fotos, e que pode variar entre um total de 64 cores.

Se o ecrã que atravessa grande parte do tablier parece retirado do Classe E, já o volante parece ter sido importado do Classe S. Enquanto as saídas de ar tipo turbina são inspiradas nas que se podem encontrar no Classe E Coupé e Cabriolet.

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Quanto aos bancos, a Mercedes garante que o Classe A será o primeiro modelo do segmento com assentos específicos, desenvolvidos com recurso a um programa de computador que simula o conforto. Sendo que os clientes vão poder escolher de entre três tipos de bancos dianteiros, com a variante pró-conforto a proporcionar um total de 20 regulações diferentes, ao passo que os desportivos, com encostos de cabeça integrados, estarão disponíveis apenas nalgumas versões.

Igual, pelo contrário, permanece o sistema de rebatimento 60:40 do banco traseiro, ainda que, opcionalmente, o cliente possa trocar esta solução por um mais versátil rebatimento do tipo 40:20:40. Incluindo o opcional Load Compartment Package, será igualmente possível colocar as costas dos bancos traseiros mais direitas, de forma a aumentar a capacidade de carga na bagageira, que começa 3270 litros. Ou seja, mais 29 litros que na geração ainda em comercialização.

Ainda sobre a bagageira, a “boca” da mala está 20 cm mais larga, nesta quarta geração, ao mesmo tempo que o piso cresceu 11,5 cm. Facto que não deverá impedir que os ocupantes contem com mais espaço no habitáculo, nomeadamente ao nível dos ombros, cotovelos e altura.

Segundo a Mercedes, foram também empreendidos esforços no sentido de melhorar a visibilidade exterior, estreitando os pilares A, B e C, o que permitiu reduzir em 10% a área sem visibilidade para o exterior – o que obrigou a mudar o posicionamento dos retrovisores exteriores da zona junto ao pilar A, para uma área mais recuada na porta.

A quarta geração do Classe A tem apresentação agendada para 2018, com a garantia, desde já, de que à versão hatchback se seguirá, quase imediatamente, o primeiro sedan de quatro portas com base neste mesmo modelo.