A Honda está a empreender esforços no sentido de permitir que os seus futuros eléctricos possam obter 240 km de autonomia, em apenas 15 minutos. Solução que, acredita o construtor nipónico, lhe permitiria ganhar terreno na conquista de clientes para a sua primeira gama de eléctricos a bateria.

A marca japonesa, que tem previsto estrear-se na mobilidade zero emissões em 2019, aposta assim em reduzir para metade o tempo de carregamento dos veículos eléctricos que se encontram actualmente no mercado.

Mas como é que a Honda vai duplicar a eficiência do actual padrão da indústria? A solução deverá passar, segundo avança o jornal Nikkei, por desenvolver um novo tipo de bateria de alta capacidade, capaz de lidar com o carregamento ultra-rápido. De momento, a marca vai buscar as baterias que monta nos seus híbridos a fornecedores como a Panasonic e outros, mas planeia criar (ela própria) novas baterias em colaboração com um parceiro a anunciar. Por outro lado, os engenheiros nipónicos estarão também concentrados em desenvolver uma carroçaria mais leve e um sistema mais eficaz de controlo da potência. Esperando-se que o somatório do investimento nestas três frentes resulte em eléctricos capazes de ir mais longe, com uma única carga.

Actualmente, os carregadores rápidos no Japão fornecem um máximo de 150 kW, valor que saltará para 350 kW a partir de 2020. Ora, precisamente até esse ano, a Europa tem prevista a instalação de milhares de estações de carregamento também a 350 kW. Ou seja, a Honda deverá estar a preparar-se para tirar o máximo partido desta nova infra-estrutura de carregamento super rápido.

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