O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo até às 17h (16h em Lisboa) deste sábado para os Açores devido à chuva, trovoada e vento que se esperam para as sete das nove ilhas do arquipélago.

Segundo uma nota do IPMA, as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e as ilhas do Grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa) estão sob aviso amarelo devido a ocorrência de precipitação e trovoada até às 17h locais. As sete ilhas do arquipélago dos Açores estarão também sob aviso amarelo devido ao vento até às 15h (16h em Lisboa).

Madeira sob aviso amarelo até terça-feira

Na Madeira, espera-se que as condições meteorológicas sejam piores. O arquipélago está sob aviso amarelo até terça-feira devido às previsões de chuva e vento, de acordo com uma atualização feita esta sábado, às 11h, pelo IPMA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso amarelo para chuva (períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada) estende-se até às 6h de terça-feira e o aviso amarelo para o vento (vento forte do quadrante sul com rajadas até 90 quilómetros hora) até à meia-noite de terça-feira. A ilha do Porto Santo, contudo, está apenas sob aviso amarelo para chuva, também até às 6h horas de terça.

O Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo está operacional, tendo já aterrado 12 das 35 chegadas agendadas para este sábado. O navio Lobo Marinho cancelou, na sexta-feira, a viagem com a ilha do Porto Santo devido às más condições meteorológicas.

O Serviço Regional de Proteção Civil, citando o IPMA, informava na sexta-feira que o estado do tempo no arquipélago da Madeira, entre o fim da tarde do dia 24 e a manhã do dia 28 (terça-feira) “será condicionado por uma depressão extratropical à qual deverá estar associada forte advecção de ar húmido e fortes movimentos verticais”. Apesar destas condições atmosféricas, os incidentes registados foram pequenas inundações e regularização de adufas.