“Pensamos que terão entrado para roubar dinheiro, mas não há dinheiro na União Zoófila. E partiram coisas. Como não encontraram dinheiro, levaram o que lhes pareceu que poderiam vender – é pelo menos o que nos parece, bem como à Polícia, que tomou conta da ocorrência”, explicou este sábado ao Observador Isabel Ramos, da associação de apoio a cães e gatos abandonados. “Apesar de tudo, deixaram o que tem mais valor para a União Zoófila. Não fizeram mal a qualquer gato”, completou.

Foi durante a noite desta sexta-feira que a enfermaria do gatil da associação, com sede no Alto das Furnas, em Lisboa, foi assaltada e vandalizada. Lá dentro estavam entre 15 a 20 gatos mais dois cães, a Cintra, cega, e o Pequenote. “A maior parte dos gatos vive em gatis e não na Enfermaria. Na Enfermaria estão os mais frágeis, recém-entrados, idosos, doentes crónicos”, explica Isabel Ramos, que soube, com outros voluntários, da destruição logo de manhã. “Vasculharam tudo. Deixaram a Enfermaria do Gatil em perfeito caos. Ainda não conseguimos dizer exatamente o valor do que levaram e partiram.”

O estado em que ficou o gabinete da veterinária (Foto União Zoófila)

Ao todo, foram roubados patés especiais, como os gourmet, mais caros, que os voluntários utilizam para embrulhar e camuflar os comprimidos que têm de dar aos animais doentes, e os patés próprios para os gatos com problemas intestinais e renais, que são comprados diretamente aos veterinários. Mais vacinas e todo o stock de medicamentos desparasitantes, internos e externos: “Precisamos muito deles porque os gatos entram minados de pulgas e com problemas intestinais devido a toda a sorte de coisas que comeram antes”, lamenta Isabel Ramos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de um dia passado a arrumar e a contabilizar os estragos — os assaltantes terão até aproveitado para comer nas instalações da enfermaria –, os responsáveis da União Zoófila ainda não conseguiram fazer o inventário e perceber qual o valor dos prejuízos.

GATIL DA UNIÃO ZOÓFILA VANDALIZADO DURANTE A NOITEHoje, durante a noite, a Enfermaria do Gatil da União Zoófila foi…

Posted by União Zoófila on Saturday, November 25, 2017

Já começou, porém, a receber donativos e contributos de alguns adotantes de cães e gatos na União Zoófila, que responderam ao apelo colocado este sábado no Facebook: “Pedimos ajuda. Precisamos de tudo aquilo que levaram ou partiram. Não temos maneira de continuar a cuidar dos gatos ao nosso cuidado. Por favor, amigos, ajudem-nos a repor o que levaram ou partiram. Ou doem para que possamos comprar o que faz falta aos gatos a quem prometemos que, na União Zoófila, seriam amados e cuidados”.

A associação tem atualmente nos seus gatis cerca de 200 gatos a precisar de cuidados.