O chefe de gabinete de Angela Merkel afirmou este domingo que o governo de gestão em funções não vai tomar decisões sobre “grandes questões políticas” que limitem a ação do futuro executivo, incluindo sobre a União Europeia (UE). Peter Altmeier, que é também ministro das Finanças, disse ao Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung que esta abordagem, que designa como “restrição construtiva”, se aplica “a todas as questões europeias”. Mas a posição alemã em relação ao Brexit não será afetada, disse, referindo-se ao processo de saída do Reino Unido da UE.

“Nas negociações do ‘Brexit’ estamos a agir dentro do mandato negocial aprovada pela UE e com base num amplo consenso político no Parlamento”, explicou.

A União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel venceu as eleições de 24 de setembro, mas sem maioria, tentando desde então negociar uma coligação de governo. Quatro semanas de conversações com o Partido liberal (FDP) e os Verdes terminaram sem acordo, há uma semana, e, na sexta-feira, o Partido Social-Democrata (SPD), segundo maior partido alemão a seguir à CDU que recusava até agora reeditar a “grande coligação” com Merkel dos últimos quatro anos, aceitou iniciar conversações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR