A Global Entrepreneurship Summit (Cimeira Global de Empreendedorismo) foi criada em 2010 e desde então contou sempre com representação dos Estados Unidos: invariavelmente foram Barack Obama, então presidente, e John Kerry, na altura Secretário de Estado, que marcaram presença, de forma alternada, com os respetivos staffs.

Este ano, a Cimeira acontece em Hyderabad, na Índia, entre os próximos dias 28 e 30 de novembro, sob o tema “Mulheres Primeiro, Prosperidade para Todos”. Terá sido por isso (ou então não) que o presidente Donald Trump decidiu que em vez de ir ele próprio ao evento deveria mandar a filha Ivanka em sua representação. Até aqui tudo bem — será a primeira vez que a “primeira filha” vai estar em tão grande destaque, num evento internacional.

O problema surgiu, noticiou este fim de semana a CNN, quando o secretário de Estado Rex Tillerson, cujas relações com a Casa Branca já não eram propriamente as melhores (basta recordar que acabou por nunca negar ter chamado “idiota” ao presidente Trump, no início de outubro), percebeu que a viagem ia acontecer. E, ato contínuo, decidiu não autorizar o acompanhamento de Ivanka por altos diplomatas. “Ninguém acima do vice-secretário assistente está autorizado a participar. O secretário e os seu staff insistiram em aprovar todas as viagens –até aos detalhes mais minuciosos”, explicou um funcionário sénior do Departamento de Estado.

Várias fontes garantiram à CNN que o facto de Tillerson ter decidido não enviar uma delegação de diplomatas de topo a Hyderabad não tem nada a ver com o facto de o Departamento de Estado estar em contenção de custos. Só terá mesmo a ver com o facto de ser Ivanka Trump a representante escolhida por Donald Trump — e não o próprio Rex Tillerson. “Eles (Tillerson e o seu staff) não vão enviar ninguém sénior porque não querem apoiar ou reforçar a Ivanka. É mais uma fenda que se abre entre a Casa Branca e o Estado no momento em que o Rex Tillerson não precisa de mais problemas com o Presidente”, concluiu o mesmo funcionário.

O porta-voz da Primeira Filha declinou fazer qualquer comentário sobre o assunto à CNN. Já uma fonte próxima da Casa Branca garantiu que o mal-estar do Secretário de Estado já é percetível no 1600 da Pennsylvania Avenue: “O Rex não está nada contente com o facto de ele, que supostamente devia ser o maior diplomata da nação, estar constantemente a ser ultrapassado, primeiro por Jared [Kushner, marido de Ivanka e conselheiro sénior da Casa Branca] e agora por Ivanka. Por isso é que, agora, não vai mandar nenhum membro sénior do Estado para apoiar este assunto. Ele não apoia a Ivanka Trump.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR