Quando a inovação tecnológica e o mundo virtual são as palavras de ordem, a segurança tem que fazer parte da equação. Proteger os clientes tornou-se um dos desígnios da banca numa época em que toda a vida financeira está na rede e em que as compras na Internet apresentam amplo potencial de crescimento.

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que 77% das famílias portuguesas já têm acesso à Internet e que o número de pessoas que faz compras online tem aumentado, situando-se nos 34% contra os 10% em 2010, apesar da média ainda se situar abaixo da União Europeia. Roupas e artigos de desporto (60%), férias (41%), bilhetes para transportes (41%) e para jogos e espetáculos (32%) são os bens e serviços que os portugueses mais adquirem na Internet. A geração de consumidores, com idade até aos 34 anos e formação universitária, constitui o grupo com mais expressão no acesso à rede global.

Como fazer a Gestão da Utilização dos Cartões?

Mostrar Esconder

Na App do Santander Totta só tem que seguir os seguintes passos:

  1. No menu Cartões, selecionar “Gestão de Utilização” e escolher o cartão de débito ou de crédito que pretende utilizar
  2. No ecrã de permissões ativas deverá optar por “Alterar”
  3. Seleccionar o botão “Outros Países ou Zonas” para escolher o país ou zona onde pretende utilizar/bloquear o cartão
  4. Caso pretenda utilizar/bloquear o seu cartão para compras na Internet terá que clicar em “Compras Online”
  5. Para finalizar opte por “Guardar”. A partir deste momento as opções que selecionou estão aptas a ser utilizadas de acordo com as opções escolhidas

É Simples, flexível e gratuito

Para fazer frente aos novos desafios e reforçar a segurança na utilização dos cartões de débito e de crédito – seja na Internet ou nas compras no estrangeiro – o Santander Totta lançou um serviço pioneiro no mercado português que permite bloquear ou desbloquear os cartões para estas funcionalidades.

Com a Gestão de Utilização de Cartões, os clientes podem gerir a utilização dos cartões de forma simples, flexível e gratuita através do Netbanco ou da App Santander Totta (ver caixa). Faça a utilização dos cartões que mais lhe convém, onde quer que se encontre, sempre controlada por si, segundo as suas necessidades ou preferências. Pode também optar por dispensar este serviço, sendo que o cartão de crédito e de débito continuará a funcionar como habitualmente e sem qualquer alteração.

Era uma vez uma compra segura…

Para aumentar a segurança pode ter os cartões sempre bloqueados à utilização em compras na Internet. Desta forma, os cartões estão sempre bloqueados, só sendo desbloqueados no momento em que se efetuar a compra online.

No que se refere às compras no estrangeiro o processo é semelhante. O cliente pode bloquear ou desbloquear o cartão de débito ou de crédito para determinados países e/ou áreas geográficas escolhidas por si. Por exemplo, se for viajar para França ou Inglaterra pode autorizar a utilização dos cartões nestes países e ao regressar a Portugal pode voltar a bloquear reforçando a segurança. Em Portugal, a utilização dos cartões estará sempre disponível, não sendo possível efetuar o bloqueio.

Mais seguro, mais digital

O lançamento deste serviço inédito no mercado português integra-se na estratégia do Santander Totta de por um lado aumentar a segurança dos seus produtos, neste caso os cartões, e de por outro ser cada vez mais simples e digital, sem esquecer a proximidade e confiança que os seus clientes merecem. A aposta no digital relaciona-se com a preocupação do banco em apoiar as famílias portuguesas, criando soluções que facilitem a vida de todos.