O estudante português de 21 anos, Diogo Penalva, está desaparecido desde a madrugada da passada segunda-feira, 13 de novembro. Segundo a TVI avançou na altura, o jovem caiu no norte do mar Báltico, quando seguia a bordo do cruzeiro “Silja Serenade”, que faz a rota entre Helsínquia e Estocolmo.

Os donos do navio, no qual Diogo Penalva seguia quando o incidente ocorreu, disseram, sem mencionar a identidade do jovem, que ele saltou da embarcação – “passou por cima da grade e saltou”. O grupo Tallink acrescenta ainda que têm provas de que o salto foi feito, tal como imagens das câmaras de vigilância, e que já foram entregues à polícia.

O grupo refere ainda que, antes do salto, houve vários incidentes e que “o passageiro poderá ter estado envolvido, de acordo com os seus amigos”, sublinhando que “a identidade foi confirmada pelos seus colegas depois de lhes ter sido mostrada uma fotografia” e que “o segurança confirmou que (o passageiro) era o que (aparecia) na fotografia”.

A empresa afirma que cedeu já todas as imagens e provas e que o caso continua a ser investigado. A polícia de Aland está a cargo da investigação e não suspeita de que tenha ocorrido crime, estando a tratar o caso como um desaparecimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a imprensa local, o centro de resgate de Turku, no sul da Finlândia, recebeu um alerta por volta das duas da manhã daquela segunda-feira. As buscas começaram ainda nessa madrugada, com barcos enviados a partir de Mariehamn e Kokar, no arquipélago de Aland, no sudoeste finlandês.

Na altura, as operações de busca prolongaram-se por três horas e terminaram inconclusivas. Fonte da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas disse à TVI que “foram feitas buscas na noite de 12 para 13 [de novembro] e que não foram conclusivas. Este cidadão português continua desaparecido”.

A imprensa finlandesa dava conta de que o jovem português terá caído do décimo segundo convés, de uma altura de quase 30 metros, depois de sair de uma das discotecas do cruzeiro. Diogo Penalva é estudante de Finanças e Contabilidade no ISCTE Business School, em Lisboa, e está a fazer Erasmus na Tallinn University of Technology, na Estónia.