O mundo está virado do avesso. Ou vai estar, daqui a dois anos, quando o primeiro dos Semi, o tractor semi-reboque eléctrico da Tesla, começar a circular. E porquê? Porque não é nada normal um camião conseguir ser mais rápido do que os melhores desportivos de tracção à frente. É a surpresa geral, mas o Honda Civic Type R não será o único a passar pela aparente ‘vergonha’ de ser batido por um veículo pesado…

A Tesla anunciou que o Semi iria ser capaz de atingir 96,6 km/h (60 milhas/hora) em apenas 5 segundos, mesmo puxando um semi-reboque vazio. Esta facilidade em acelerar deverá permitir-lhe passar a barreira dos 100 km/h em menos de 5 segundos, caso não tenha atrelado o reboque. E é exactamente nestas condições que o podemos ver acelerar, na demonstração que se seguiu à apresentação do modelo:

[jwplatform 4qnea6f5]

Transportando a bordo um convidado a seguir ao outro, o Semi demonstrou os seus dotes respondendo ao acelerador com prontidão e ganhando velocidade a um ritmo incrível, para esta classe de veículos. É claro que a capacidade de ir de 0 a 100 km/h está longe de ser uma característica fundamental num camião, mas a sua agilidade, tanto descarregado como puxando a carga máxima, é um bom indicador de como o veículo se irá comportar em estrada, especialmente nas subidas, quando tiver de puxar 20 ou 30 toneladas. E se há dúvidas em saber até que ponto o Semi consegue manter a velocidade máxima permitida a estes veículos, seja a subir ou a descer, com ou sem carga, este vídeo dissipa-as de forma categórica.

Civic Type R “garantidamente abaixo de 50.000€”

De caminho, deixa um sabor amargo na boca de desportivos conceituados como Civic Type R, que com 320 cv se fica pelos 5,7 segundos de 0 a 100 km/h. Mas o Type R não está sozinho, com os restantes modelos com tracção à frente a serem igualmente ‘envergonhados’ pelo primeiro camião que é capaz de bater os melhores desportivos até aos 50.000€.