Vale tanto como uma grande distrital, mas não tem fronteiras: a JSD. A candidatura de Santana Lopes já percebeu isso e está a apostar em conquistar os jovens. O diretor nacional da campanha para a Juventude, o vice-presidente da JSD e vereador da câmara municipal de Braga, João Rodrigues, recrutou um autêntico exército de “jotas” por todo o país: Santana Lopes conta com 230 membros da JSD como mandatários concelhios e diretores de campanha.

João Rodrigues explica que cada um destes membros faz campanha por Santana junto da concelhia a que pertencem, numa rede que chega a “80% dos concelhos do país onde existem estruturas da JSD.” A relevância de ter o apoio dos jovens é importante para qualquer candidato já que, segundo João Rodrigues, “os militantes da ‘jota’ representam entre 25 a 30% dos militantes do partido” que vão votar nas diretas. Ora, complementa o diretor para a juventude, “a JSD vale tanto no partido como uma grande distrital.”

O diretor de campanha para a juventude de Santana Lopes explica que cada uma destas 230 pessoas recrutadas fará campanha por Santana Lopes na concelhia onde é militante. João Rodrigues admite que os “jotas” selecionados acabam por ter “poder de influência junto das pessoas da concelhia”, já que a esmagadora maioria são “dirigentes de estruturas da JSD” e são dos mais dinâmicos nas respetivas concelhias.

Além desta estrutura, Santana Lopes conta com o apoio do atual líder da JSD, Simão Ribeiro, e também com o líder da distrital da JSD de Lisboa, Alexandre Poço, que é mandatário nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A candidatura de Rio tem tentado contrariar a ideia de que a JSD está com Santana Lopes. Quando Rio teve um evento com a distrital de Lisboa (em Oeiras, a 15 de novembro), um dos “jotas”, Gabriel Albuquerque, questionou a unanimidade da distrital de Lisboa, pela forma como esse apoio “unânime” foi dado a Santana Lopes.

Rio e Santana em Lisboa: separados por ideias e por 28 quilómetros, mas unidos por Sá Carneiro

João Rodrigues garante que a ideia de criar esta “rede nacional” partiu de “inúmeras manifestações espontâneas de apoio de militantes e dirigentes da JSD que querem contribuir para a eleição de Pedro Santana Lopes”.

A JSD tem cerca de 35 mil militantes, dos quais 5 mil são menores. Assim, cerca de 30 mil são potenciais votantes como militantes do PSD, o que aproxima a JSD da maior distrital do país (o Porto). Destes, cerca de 20 mil têm geralmente as quotas pagas.